Navegando por Autor "GALEFFI, Dante Augusto"
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- ItemEducação e filosofia: o filosofar como atividade formativa transdisciplinar na educação básica - considerações polilógicas(2013) GALEFFI, Dante AugustoTrata-se de um ensaio que aborda a relação entre Educação e Filosofia a partir da implicação decorrente do retorno obrigatório da Filosofia ao ensino médio nacional. É também evidente o crescente interesse pela filosofia em todos os níveis da educação básica, pelo reconhecimento de que se trata de uma atividade de pensamento dialógico fundamental para o desenvolvimento humano saudável e criador. A abordagem privilegia a experiência do pensar apropriador, próprio e apropriado, buscando-se esclarecer a diferença entre uma filosofia para todos (básica) e uma filosofia profissional (superior). Procura-se destacar o empoderamento do sujeito conhecedor como foco primacial do filosofar na prática educativa, abordando diferentes instâncias propositivas para tratar da relação de educação e filosofia. Estas aparecem nos tópicos escolhidos, desenhando uma polilógica, formando um conjunto de tensores fundamentais que mostram a investigação da questão filosófica da educação a partir do imperativo da complexidade e do cuidado que se deve ter para não reduzir o acontecimento do pensar apropriador ao domínio da linguagem explicativa. Trata-se também de um esforço de compreensão a partir de si mesmo. Algo além da mensuração e da previsão. Algo que se cultiva no tempo e que ganha densidade com a duração imprevisível do existir singular.
- ItemO paradigma da cosmodernidade:uma abordagem transdisciplinar à educação para a cidadania global proposta pela UNESCO(2014) RUANO, Javier Collado; GALEFFI, Dante Augusto; PONCZE, Roberto Leon InacioO presente artigo tem como objeto de estudo refletir sobre a Educação para a Cidadania Global (GCE) proposta pela UNESCO na Agenda pós-2015 para o Desenvolvimento das Nações Unidas. Trata-se de uma pesquisa de triplo campo teórico-epistemológico-metodológico que procura desenvolver uma consciência-identidade de “Terra-Pátria”, na qual o ser humano seja visto como uma mesma espécie com uma mesma evolução, pois a história futura da humanidade precisa de uma evolução do conhecimento para novos conceitos dialéticos transculturais e trans-humanistas. Visando o entendimento e o respeito das caraterísticas histórico-culturais de cada comunidade, partimos do paradigma da cosmodernidade formulado por Nicolescu, da complexidade de Morin, e da polilógica de Galeffi para abordar o conhecimento através de uma epistemologia complexa, criativa, transdisciplinar, polissêmica, transcultural, transnacional e transpolítica, que promova a GCE como o principio de energia causal do processo de transformação do ser humano e da sociedade-mundo. Como resultado, propomos a criação de uma constelação de escolas-ONGs irmãs que desenvolvam projetos educativos altruístas de cooperação em todos os rincões do planeta para construir, em última instância, um novo horizonte transdemocrático na GCE proposta pela UNESCO para o século XXI.