Navegando por Autor "FREITAS, Dirce Nei Teixeira de"
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- ItemGestão estratégica na escola pública: a ótica de atores escolares(2006) FREITAS, Dirce Nei Teixeira de; SCAFF, Elisângela Alves da Silva; FERNANDES, Maria Dilnéia EspíndolaEste trabalho objetiva analisar como os atores escolares percebem a origem, quais expectativas têm e como entendem a finalidade do PDE, subprograma do Programa Fundescola. Os dados para essa análise foram coletados por meio de entrevistas em seis escolas no município de Dourados–MS, sendo duas delas da rede estadual e quatro da rede municipal de ensino. Constata-se que tais atores não demonstram clareza sobre a origem do PDE, as expectativas que tem em relação à sua execução nem sempre correspondem àquelas propostas por ele, e ainda, apesar de todo o empenho do PDE em trabalhar a formação dos seus executores na perspectiva da eficácia e da eficiência instrumental/gerencial, percebe-se que as finalidades perseguidas pelo PDE nem sempre são as mesmas perseguidas pelos atores escolares.
- ItemPercursos e desafios da municipalização do ensino fundamental em dourados–MS(2004) ESPÍNDOLA, Maria Dilnéia; FREITAS, Dirce Nei Teixeira deEste trabalho trata do percurso e da dimensão da municipalização do ensino fundamental em Dourados, Mato Grosso do Sul, no período de 1987 a 2000. A peculiaridade desse processo é examinada particularmente com referência a desdobramentos, nesse Município, da promulgação da Constituição Federal de 1988 e da reforma educacional posterior a 1994. Percebe-se que a municipalização do ensino fundamental ali é anterior à promulgação da Lei 9.424/96 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Contudo, a partir da implementação dessa lei, o índice de municipalização aumenta e, com isso, também são ampliados os desafios da construção de uma educação de qualidade na esfera municipal.