Navegando por Autor "FONSECA, André Dioney"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação no processo de transformação social: refletindo sobre a prática docente(2021) COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo AlencarEste texto propõe-se investigar a prática docente em suas relações com o projeto de emancipação coletiva de todos os excluídos no atual sistema socioeconômico vigente. A problemática que é ponto de partida para a reflexão que aqui buscamos estabelecer está assentada no entendimento de que a sociedade da qual fazemos parte, cada vez mais, carece de uma educação comprometida com as transformações que foram anunciadas — e não concretizadas — pela burguesia revolucionária do amanhecer dos tempos modernos. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, com aporte teórico e metodológico ancorado no materialismo histórico dialético, daí a preocupação em estabelecer uma análise voltada às relações de ensino-aprendizagem que compreendem o ato educativo como um processo permanente de reflexão com vistas a rupturas transformadoras, uma vez que o modo de produção capitalista intensificou a ampliação das redes de comércio em praticamente todos os campos da atividade humana, mas também produziu e aprofundou as desigualdades sociais, bem como o distanciamento entre as pessoas, acentuando o individualismo, o consumo e a depredação do ambiente. Dessa forma, conclui-se que a prática docente exige reflexão e articulação entre teoria e prática, ou seja, uma práxis efetiva. Nesse momento crucial, em que assistimos ao ressurgimento/fortalecimento de grupos fascistas, ultraconservadores, faz-se necessária a resistência ativa no combate ao obscurantismo, na denúncia dos retrocessos e no anúncio de uma nova sociedade. A utopia há de vencer, e para isso é fundamental a práxis educativa transformadora.
- ItemEducação infantil: história, formação e desafios(2019) FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar; COSTA, Sinara Almeida daWhereas the historically analytical exercise is essential to understand and overcome the obstacles that hinder the development of public policies focussedon the improvement of early childhood education in Brazil, in this theoretical article we intend to present some historical elements about the different origins of nurseries and preschools, and to discuss the roles assumed by the early childhood educationteachers throughout the centuries. Finally, we aim to identify what are the challenges to be faced in teacher qualification nowadays. We argue that the improvement in the educational services provided to young children relies on committing to a qualified training of the teachers, along with raising awareness about the importance of the Brazilian government prioritizing education in its fiscal policy, specially children‟s education.