Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FISCHER, Adriana"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A base nacional comum curricular e a formação de professores de língua inglesa: desafios e possibilidades
    (2019) FISTAROL, Caique Fernando da Silva; FISCHER, Adriana; WENDERLICH, Rosana Clarice CoelhO
    O objetivo do presente artigo é analisar a última versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) quanto à formação de professores de língua inglesa na Educação Básica. São analisadas propostas presentes nesta versão da BNCC, à luz de enfoques teóricos como saberes docentes, teoria dialógica da linguagem, inglês como língua franca e práticas pedagógicas com tecnologias em língua inglesa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Escrita acadêmica em artigos científicos: autocitação em diferentes áreas disciplinares
    (2020) FISCHER, Adriana; FERREIRA, Klara Marcondes; SILVA, Rochele da
    O presente artigo analisa a presença da autocitação em dez artigos científicos mais citados de duas áreas de conhecimento - Medicina Geral e Linguística – os quais foram publicados por autores brasileiros no período de 2015 a 2019.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de estágio na formação docente de professores de língua inglesa: um olhar de licenciandas de um curso de letras
    (2018) FISTAROL, Caique Fernando da Silva; FISCHER, Adriana; BAILER, Cyntia
    Este estudo vislumbrou compreender de que forma três licenciandas de um curso de Letras Português/Inglês compreendiam as práticas de letramentos em inglês no contexto universitário.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os letramentos escolares nos documentos oficiais da modalidade de ensino proeja
    (2013) FISCHER, Adriana; CARVALHO, Evanir Piccolo
    O objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
    (2011) FISCHER, Adriana
    O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica||Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários||Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita||Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras||A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso||Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão