Navegando por Autor "FISCHER, Adriana"
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- ItemA base nacional comum curricular e a formação de professores de língua inglesa: desafios e possibilidades(2019) FISTAROL, Caique Fernando da Silva; FISCHER, Adriana; WENDERLICH, Rosana Clarice CoelhOO objetivo do presente artigo é analisar a última versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) quanto à formação de professores de língua inglesa na Educação Básica. São analisadas propostas presentes nesta versão da BNCC, à luz de enfoques teóricos como saberes docentes, teoria dialógica da linguagem, inglês como língua franca e práticas pedagógicas com tecnologias em língua inglesa.
- ItemEscrita acadêmica em artigos científicos: autocitação em diferentes áreas disciplinares(2020) FISCHER, Adriana; FERREIRA, Klara Marcondes; SILVA, Rochele daO presente artigo analisa a presença da autocitação em dez artigos científicos mais citados de duas áreas de conhecimento - Medicina Geral e Linguística – os quais foram publicados por autores brasileiros no período de 2015 a 2019.
- ItemO processo de estágio na formação docente de professores de língua inglesa: um olhar de licenciandas de um curso de letras(2018) FISTAROL, Caique Fernando da Silva; FISCHER, Adriana; BAILER, CyntiaEste estudo vislumbrou compreender de que forma três licenciandas de um curso de Letras Português/Inglês compreendiam as práticas de letramentos em inglês no contexto universitário.
- ItemOs letramentos escolares nos documentos oficiais da modalidade de ensino proeja(2013) FISCHER, Adriana; CARVALHO, Evanir PiccoloO objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados.
- ItemSer professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras(2011) FISCHER, AdrianaO objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica||Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários||Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita||Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras||A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso||Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica.