Navegando por Autor "FERREIRA, Sueli de Fátima Cruvinel"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA utilização da neuropsicopedagogia como ferramenta de ensino e aprendizagem de alunos autistas: um estudo na cidade de Tapira-MG(2022) FERREIRA, Sueli de Fátima Cruvinel; LODI, Ivana GuimarãesA neuropsicopedagogia é uma ciência multidisciplinar que envolve diversas áreas e seus fundamentos podem ser utilizados com sucesso no processo de ensino e aprendizagem de alunos autistas. Pensando nisso, esta pesquisa teve como principal objetivo conhecer a utilização da neuropsicopedagogia como ferramenta no auxílio da aprendizagem de alunos autistas no ensino formal das escolas no município de Tapira-MG. Portanto, foram aplicados questionários semiestruturados com os professores da rede municipal de ensino da referida cidade que atuam diretamente com alunos autistas. A cidade possui 5 alunos autistas diagnosticados e 5 professores que atuam diretamente com tais alunos, sendo que todos os professores aceitaram participar da pesquisa. Em relação ao perfil dos professores, constatou-se que a maioria possui muitos anos de experiência com docência, mas que tiveram pouco ou nenhum contato, durante sua formação, com disciplinas relacionadas à neuropsicopedagogia. Ainda assim, foi possível identificar em suas falas, aspectos que possuem afinidades com os fundamentos desta ciência, como a adaptação do ambiente, e a importância de considerar as especificidades de cada aluno e também buscar meios para o seu estímulo cerebral. A pesquisa também mostra a importância de renovar a formação docente de modo que os professores possam, desde o início de seus estudos, ter contato com os fundamentos da neuropsicopedagogia, que irão ajudá-los nos desafios próprios do trabalho com alunos autistas.