Navegando por Autor "FERREIRA, Michelle Dantas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemArte, estética e diálogo na Educação Infantil: registros invisibilizados e sentidos (des)sensibilizados(2018) FERREIRA, Michelle Dantas; GUEDES, Adrianne OgêdaA Educação Infantil tem participação relevante na história dos 40 anos da educação pública do Rio de Janeiro. Neste estudo teve-se como objetivo geral refletir sobre práticas recorrentes nas instituições de ensino que atendem a esse segmento e que acabam por gerar tensões entre os profissionais que lá atuam. A proposta é apontar e discutir as discrepâncias existentes entre os documentos oficiais e o que é praticado no cotidiano das escolas de educação infantil na perspectiva da formação docente, dos registros utilizados como instrumentos de avaliação e do diálogo estabelecido com a arte, num movimento de pesquisa formação-ação em que o docente é protagonista da pesquisa, refletindo sobre o que acontece em sua prática e questionando a realidade na qual está inserido.
- ItemEducação estética e afetividade: suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade(2021) FERREIRA, Michelle Dantas; GUEDES, Adrianne Ogêda; SILVA, Edilane Oliveira daO presente artigo visa tensionar a relação entre Educação Estética e afetividade na formação docente e discente. Para tal, toma como referenciais principais Freire, Boaventura e perspectivas epistemológicas decoloniais em diálogo com duas experiências que acontecem em instituições públicas municipais do Rio de Janeiro, frutos das pesquisas de mestrado em Educação desenvolvidas pelas autoras em uma universidade pública municipal, que têm como desafio refletir sobre uma Educação pautada em relações estéticas, horizontais, democráticas, coletivas e afetivas, que (des)formam o olhar de adultos e crianças, tendo como fio condutor a amorosidade, o afeto e a esperança.