Navegando por Autor "FERREIRA, Liliana Soares"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação física e a pedagogia histórico-crítica: aproximações(2021) CALHEIROS, Vicente Cabrera; FERREIRA, Liliana SoaresEste artigo apresenta uma reflexão centrada no esforço aproximativo entre a Educação Física (EF), entendida como disciplina que trata de uma área denominada de cultura corporal (SOARES et al., 2012), e a pedagogia histórico-crítica (PHC). Justifica-se pela necessidade de radicalização da teoria pedagógica (FRIZZO, 2015), na perspectiva da construção do conhecimento e fortalecimento da contra-hegemonia (SOUZA, 1999), assim como faz jus ao apontamento de Silva (2013), ao manifestar a importância de que se constituam novos estudos e reflexões que articulem a EF com a PHC, visto esta produção na área ainda ser incipiente. Portanto, este texto é resultado de uma reflexão teórica, com base em revisão de literatura em obras de autores que possuem, como perspectiva teórico-metodológica, o materialismo histórico e dialético. Ao longo do percurso investigativo, explicitam-se os processos históricos gerais de desenvolvimento da EF a fim de reconhecer as condições de sua produção, objetivando compreender suas principais manifestações, dando centralidade aos desdobramentos relativos ao campo educacional e escolar. Neste movimento de análise, realiza-se debate, tendo como fundamento a EF como materialidade que contém, em si, história, ou seja, que é fruto de relações sociais contraditórias sendo resultado da ação humana. Realiza-se também uma contextualização histórica dos processos que desencadearam na construção da pedagogia histórico-crítica, entendendo que estas mesmas determinações sociais influenciaram a EF. Por fim, manifesta-se o posicionamento de que a PHC se constitui em importante fundamentação teórica para que a EF alcance condições de, mediante a radicalização da teoria pedagógica, contribuir com a construção da contra-hegemonia.
- ItemA relação entre educação e trabalho: um contexto de contradições e a aproximação com a educação profissional(2016) CEZAR, Taise Tadielo; FERREIRA, Liliana SoaresO artigo foi produzido, a partir de um estudo bibliográfico, com a finalidade de apresentar breve reflexão sobre as categorias trabalho e educação, seguida de análise sobre como estas estão inseridas nos discursos da atual política pública de educação profissional, especialmente no documento de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFS.
- ItemAs narrativas sobre as mudanças no mundo do trabalho: quais “novidades” na dinâmica do capital?(2022) SCAPIN, Gislei José; FERREIRA, Liliana SoaresComo o capital articula suas forças e se mobiliza estrategicamente para legitimar, reproduzir e radicalizar as práticas empresariais e as políticas públicas para atacar aqueles que vivem do (seu próprio) trabalho? Qual é a tática utilizada pelos agentes do capital, no âmbito da disputa política, para convencer os trabalhadores e as instituições da urgente adaptação a uma suposta “nova” realidade? Propor alternativas para identificar e perquirir essas questões é tarefa assumida pelo Professor Vitor Araújo Filgueiras em sua nova elaboração teórica, tendo por suposto, também, elaborações empíricas, cujo título é “É tudo novo”, de novo: as narrativas sobre grandes mudanças no mundo do trabalho como ferramenta do capital. A obra foi lançada à crítica no intuito de estimular o debate acerca das mudanças e “novidades” no mundo do trabalho e alertar sobre a retórica do capital para preservar a sua hegemonia e o gerenciamento do status quo da sociedade. A referida obra, aqui resenhada, foi publicada pela Boitempo Editorial, no ano de 2021 (novembro), situada na Coleção “Mundos do Trabalho” e, embora não ocorra uma referência direta e explícita, ela tece e instrumentaliza, nas entrelinhas, elementos para reflexão sobre as “novidades” situadas também no campo da Educação e da formação da classe trabalhadora.
- ItemProposições sobre a noção de sujeito no trabalho pedagógico(2022) FERREIRA, Liliana Soares; CORRÊA, Marcos Britto; SILVEIRA, Rozieli BovoliniSistematiza-se estudo sobre a noção de sujeito, suas relações e implicações no trabalho pedagógico dos professores. A produção e a análise dos dados aconteceram por meio da Análise dos Movimentos de Sentidos, fundamento teórico e metodológico que visa ao estudo dos sentidos nos discursos, nas obras e nas produções que integraram o corpus do estudo bibliográfico. O trabalho pedagógico é tratado como um processo em que os professores se reconhecem como integrantes de uma classe trabalhadora e, em tal contexto, produzem, a despeito das contradições sociais, com vistas à superação, conscientes de sua historicidade.
- ItemTrabalho pedagógico dos professores na escola: proposições para se pensar em dessimbolização e desinstitucionalização(2020) FERREIRA, Liliana SoaresThe arguments are presented in interrelated sections on deinstitutionalization related to desmobolization, the effects of these processes on teachers' pedagogical work. Such an argumentative sequence has as a method the systematization of what is read, what is experienced as a researcher on the subject of work and what is being elaborated as considerations. From this experience, there are produced arguments presented in an interrelated way, with the intention of deepening understandings about the pedagogical work, here cut out as the work of the teachers in the school and elaborate questions that will give continuity to the studies, because this is the objective of systematization. Thus, pedagogical work presents itself as a possibility for teachers to find conditions of authorship, belonging and new meanings for the work they produce.