Navegando por Autor "FERREIRA, Arthur Vianna"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação integral e(m) tempo integral na sociedade líquido-moderna: as contribuições de Zygmunt Bauman sobre o papel social da escola na contemporaneidade(2019) FERREIRA, Arthur Vianna; MOTA, Patricia Flavia; SIRINO, Marcio BernardinoEste artigo tem por objetivo problematizar as formas de realizar a educação integral e(m) tempo integral presentes dentro do contexto da contemporaneidade. Para esse propósito, utilizamos os pressupostos teóricos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman ? criador do conceito ?modernidade líquida? ? para caracterizarmos o espaço contemporâneo em que se encontram as discussões voltadas para o papel social da escola, de maneira específica, a que possui sua estrutura organizada para atender à integralidade do ser humano, por meio de processos de ensino-aprendizagem em longos períodos de tempo. A partir de duas grandes categorias, elencadas
- Item(Pedagogia da) Convivência e práticas socioeducativas em uma ONG no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo – RJ(2020) LOPES, Lucas Salgueiro; SILVA, Filipi José da; FERREIRA, Arthur ViannaThis article articulates the main contents of the Catalan educator Xesús Jares's Pedagogy of Coexistence with the socio-educacional practices found at the NGO “Luxo de Vida”, at the Salgueiro peripheral neighborhoods’. Considering the specific context of this NGO, we will focus on the analysis of four Jares’ concepts: dialogue, conflict, respect and happiness. Using these elements in teaching practices, this research shows that all practices is central landmark human rights, such as the commitment to four principles: the value to life; human dignity; nonviolence; and social solidarity. Finally, the research concludes the convergence of the main elements of the Pedagogy of Coexistence with several practices already found in the referred NGO, but applied by educators in an intuitive way.