Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERREIRA, Arthur Vianna"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação integral e(m) tempo integral na sociedade líquido-moderna: as contribuições de Zygmunt Bauman sobre o papel social da escola na contemporaneidade
    (2019) FERREIRA, Arthur Vianna; MOTA, Patricia Flavia; SIRINO, Marcio Bernardino
    Este artigo tem por objetivo problematizar as formas de realizar a educação integral e(m) tempo integral presentes dentro do contexto da contemporaneidade. Para esse propósito, utilizamos os pressupostos teóricos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman ? criador do conceito ?modernidade líquida? ? para caracterizarmos o espaço contemporâneo em que se encontram as discussões voltadas para o papel social da escola, de maneira específica, a que possui sua estrutura organizada para atender à integralidade do ser humano, por meio de processos de ensino-aprendizagem em longos períodos de tempo. A partir de duas grandes categorias, elencadas
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    (Pedagogia da) Convivência e práticas socioeducativas em uma ONG no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo – RJ
    (2020) LOPES, Lucas Salgueiro; SILVA, Filipi José da; FERREIRA, Arthur Vianna
    This article articulates the main contents of the Catalan educator Xesús Jares's Pedagogy of Coexistence with the socio-educacional practices found at the NGO “Luxo de Vida”, at the Salgueiro peripheral neighborhoods’. Considering the specific context of this NGO, we will focus on the analysis of four Jares’ concepts: dialogue, conflict, respect and happiness. Using these elements in teaching practices, this research shows that all practices is central landmark human rights, such as the commitment to four principles: the value to life; human dignity; nonviolence; and social solidarity. Finally, the research concludes the convergence of the main elements of the Pedagogy of Coexistence with several practices already found in the referred NGO, but applied by educators in an intuitive way.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão