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Navegando por Autor "FERRARI, Anderson"

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    Memória, experiência, discursos e identidades na constituição de grupos gays
    (2023) CAETANO, Marcio; FERRARI, Anderson
    “Jesus Cristo era gay?” É com essa questão provocativa, nascida de uma reunião de um grupo gay, em que se definiam as temáticas que iriam ser discutidas, que queremos problematizar como história, memória, experiência, discursos e identidades se relacionam com a constituição dos grupos e com a construção dos sentidos de homossexualidade e homossexual. Como esses grupos estão contribuindo para fortalecer a articulação entre discursos, saberes e poder na constituição dos membros como homossexuais? Tal questão nos aproxima das perspectivas pós-estruturalista e foucaultiana dos Estudos Culturais, o que significa dizer que o interesse de investigação e de análise estará focado nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e nas negociações estabelecidas entre os grupos.
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    Problematizações de uma aluna adolescente, lésbica e negra: anúncios para pensar outras práticas pedagógicas e formas de conhecer
    (2015) FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney Polato de
    A partir da narrativa de uma aluna adolescente, lésbica e negra, o artigo problematiza as relações da escola com as homossexualidades, tendo em vista três aspectos: as homossexualidades como segredo que pode ser mantido em sigilo ou revelado na escola; as implicações da revelação desse segredo para alunas e alunos adolescentes na escola; e algumas das possibilidades de lidar com as demandas das alunas e alunos quando se trata das sexualidades, pensando no acolhimento às experiências e aos saberes construídos por essas alunas e alunos. Pensando na educação como processo de constituição de sujeitos, discutimos de que modos as relações construídas pelas alunas e alunos nos diversos espaços e tempos da escola podem nos dar pistas para anúncios de outras práticas pedagógicas e formas de conhecer. Assumimos, para nossas análises, a perspectiva pós-estruturalista, mais interessados no compartilhamento das problematizações e ênfase na constituição dos sujeitos como relacionada aos discursos.
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    Processos educativos de mulheres ciganas: ultrapassando fronteiras e (re)significandoidentidades
    (2022) MARCONDES, Gláucia Siqueira; FERRARI, Anderson
    Trata-se de uma pesquisa realizada em um acampamento cigano, com três mulheres ciganas. A perspectiva teórico-metodológica que orienta nossas problematizações é a pós-estruturalista, que significa pensar que os sujeitos são resultados de discursos e práticas atravessados por relações de saber-poder. Como procedimento metodológico, foram realizados encontros em que as falas das mulheres eram acionadas por suportes problematizadores do que é ser mulher cigana. Para este artigo, selecionamos um ponto que surgiu nos encontros que dizia dos trânsitos possíveis entre a comunidade cigana e não-cigana e seus efeitos na constituição dessas mulheres

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ISSN 1518-6385

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