Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERNANDES, José António"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Conhecimento de propriedades da mediana e média de alunos do final do ensino médio
    (2021) FERNANDES, José António; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo
    No presente artigo estuda-se o conhecimento de alunos brasileiros do Ensino Médio sobre propriedades da mediana e da média que derivam de transformações dos dadosou de afirmações enunciadas.Para tal, foi implementadoum estudo quantitativo, de tipo descritivo, em que participaram 104 alunos do 3.º ano do Ensino Médio de uma escola pública da região de São Paulo. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online, do qual estudaremos aqui apenas trêsdessas questões, exatamente aquelas que dizem respeito a propriedades da mediana e da média.Na questão de itens abertos, perguntava-se sobre a alteração da mediana e da média ao ser adicionadoum valor constante a todos os dados, e nas duas questões de itens fechados, numa inquiria-sesobre se a mediana diminui/aumenta/mantém-se ao acrescentar um ou dois dados em certas condições e naoutra questionava-se se certas afirmações sobre a média eram verdadeiras ou falsas. Em termos de resultados, em geral, os alunos revelaram muitas dificuldades nos itens abertos, enquanto nos itens fechados os alunos tiveram um melhor desempenho.Perante estes resultados, conclui-se que os alunos têm um conhecimento conceitualda mediana eda média um tanto limitado, devendo ser-lhe dada mais atenção no ensino.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Seleção e aplicação de ferramentas de estatística descritiva por estudantes angolanos do ensino superior
    (2023) FERNANDES, José António; NETO, Nelson Osvaldo
    No artigo estuda-se o conhecimento de estudantes do ensino superior em situações deseleção e aplicação de ferramentas estatísticas, numéricas e gráficas, implicadas naresoluçãode tarefasde natureza aberta. Para tal, realizou-se uma investigação, predominantemente, quantitativa e de tipo descritivo. Participaram no estudo 87 estudantes do ensino superior, que se encontravam a frequentar o 2.º ano dos cursos de Licenciatura em Contabilidade e Gestão e em Zootecnia, de um Instituto Superior Politécnico de Angola. Os estudantes responderam a um questionário constituído por seis questões sobre vários conteúdos de Estatística Descritiva,das quais estudamos aqui apenas duas: uma envolve a seleção de ferramentas estatísticas adequadas e outra trata da aplicação de ferramentas estatísticas. Em termos de resultados, destaca-se, em geral, o fraco desempenho dos estudantes em qualquer dos itens, sendo um pouco melhor no caso daqueles relativos à seleção das ferramentas estatísticas do que no caso da aplicação dessas ferramentas. Face a estes resultados, importa melhorar o desempenho dos estudantes, pois as ferramentas de Estatística Descritiva são da maior relevância no emprego, na vida quotidiana e na participação social

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão