Navegando por Autor "FERNANDES, Adriana Hoffmann"
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- ItemEditorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas(2017) FERNANDES, Adriana Hoffmann; MONTEIRO, Aline; SOARES, Maria da Conceição SilvaA televisão, o cinema e o vídeo integram nossas redes de práticas, significações, relações e poderes, se configurando como coautores da invenção do nosso cotidiano e de um presente eletrônica e diditalmente partilhado. Na ambiência de uma cultura eminentemente audiovisual, as subjetividades estão cada vez mais investidas nos processos de ver, dar a ver e ser visto. Assim, pensar a educação e a formação dos que veem, nessa contingência, é também pensar nos diferentes modos de praticar as audiovisualidades nas escolas e nas redes educativas que lá se engrendram ou que as atravessam, nas quais conhecimentos, modos de conhecer e autorias se constroem. A televisão, o cinema e o video, nos tempos do digital em redes, podem estar nos diferentes espaços-tempos onde são programadas a exibição, tais como salas de cinema, salas de estar e salas de aula, mas também em espaços-tempos imprevisíveis com os usos que se faz de aparelhos e narrativas audiovisuais. Propomos-nos a nesse dossie abrir espaço de reflexão sobre as relações do cinema e educação nos diferentes modos de se pensar a formação seja de crianças, jovens, professores e todos aqueles que olham e aprendem a olhar como processo de formação imprescindível para todos os sujeitos na atualidade.
- ItemO cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes(2017) FERNANDES, Adriana Hoffmann; GARCIA, Pedro BenjaminThis paper addresses the "findings" of a research related to cinema at school with integrated high school students from a technical training school. The fieldwork took place at reading groups with film screenings, debates and readings associated with the films in a process of scientific cooperation between two universities and the high school with close collaboration of teachers. The results pointed out that the reading groups brought up the broad aspects of education and cinema lived by young people at school. They indicate that the group practices highlighted formative processes, making us reflect on the mediating role of school in the relation between cinema and young people. Hence, the school sensitizes and de-automatizes the look, something that surprised us and suggested, as researchers as Dussel (2014) in the field state, that approaching cinema at school is not always pedagogically detrimental as some critics argue. Based on the studies of cinema and education scholars, we point out to how the results of this research indicate that cinema can be linked to education.