Navegando por Autor "FELICETTI, Vera Lucia"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEquidade e iniquidade no ensino superior: uma reflexão(2009) FELICETTI, Vera Lucia; MOROSINI, Marília CostaThe article addresses the equity issue in Higher Education from three aspects: equity of access, of participation and of results. It reflects and asks what is equity in this level of education. The theoretical framework was based on the studies presented at the Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD) 2008 and others. It presents a statistical comparison between the latest average scores of the students approved in the vestibular (Brazilian university admission exam) of a public HEI (Higher Education Institution) in 2008 and the minimum score of the approved students in the admission exam of the same institution, in 2007. The theoretical interlocution and the statistical study characterize the state of knowledge of the subject under qualitative and quantitative aspects, strengthening the identification of the involved in the equity or the inequity in Higher Education. This paper highlights the existence of policies of affirmative actions as a way to increase the equity of access. The results indicate the existence of inequity in the primary and secondary education. The article emphasizes the need of further studies on equity in Education.
- ItemInternacionalização da educação superior na perspectiva sul-sul movimentos e contextos emergentes em tempos pandêmicos(2022) CORTE, Marilene Gabriel Dalla; MOROSINI, Marilia Costa; FELICETTI, Vera LuciaPrioriza-se analisar movimentos e contextos emergentes relacionados à internacionalização da Educação Superior na perspectiva sul-sul em tempos pandêmicos, com atenção a internacionalização em casa (IaH) e aos estudantes. A metodologia de pesquisa, natureza qualitativa, constitui-se exploratória-interpretativa com aplicação de questionários on-line à coordenadores de Programas de Pós-graduação (PPGs) da região Sul do Brasil. A análise aborda a articulação de Programas de Pós-graduação quanto a IaH e movimentos de internacionalização sul-sul realizados a partir da pandemia Covid-19. Também, busca-se mapear quais [re]articulações das relações internacionais e de cooperação acadêmica que estão sendo realizadas entre países e Instituições de Educação Superior do global Sul. Tais [re]articulações podem se constituir a partir de movimentos de internacionalização solidária e horizontal ou mercantilista, considerando possíveis novos contextos emergentes na Educação Superior.
- ItemMagia além das palavras: Uma experiência de ensino de contação de histórias em língua inglesa com Harry Potter and the Sorcerer’s Stone, de J.K. Rowling(2019) SZEZECINSKI, Antonio Filipe Maciel; FELICETTI, Vera Lucia; ESCALANTE, Maria Luisa SpicerO presente artigo é resultado de uma experiência de ensino realizada em uma escola estadual de Porto Alegre.