Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FEITOSA, Raphael Alves"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: contribuições do programa de Educação & Formação tutorial (pet) para a formação de graduandos em biologia
    (2019) FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iório
    This paper uses the perspective of Associates of Craft Associations applied to specific vocational training and teaching to investigate the contributions of the Tutorial Education Program (PET) to an articulated conception between theory and practice in the area of ​​Biology. Through a Case Study with members of a PET group of a northeastern federal university, which uses document analysis and interviews, it was noted that the participants realize that the actions developed in an articulated manner are important for their future formation. Biology teachers. Such actions seek to integrate teaching, research and extension, characteristic of this public policy; However, it lacks articulation with teacher education, whether for Basic Education or Higher Education.n.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuições da obra literária “estrela vermelha” para o ensino de ciências
    (2021) FEITOSA, Raphael Alves
    O objetivo do manuscrito é descrever as contribuições de Krasnaya Zvezda (Estrela Vermelha), de Aleksandr Bogdanov (1873-1928), para o ensino de ciências. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de trabalhos sobre a biografia do autor e do campo da educação. Para a exposição dos resultados, que muitas vezes se assemelha a um ensaio, há uma breve descrição da vida do autor e de alguns aspectos da relação arte-ciência. São feitas indicações pedagógicas para seu uso em sala de aula e conceitos científicos que podem ser discutidos por meio de “Estrela Vermelha”, advogando que a obra literária tem potencial para gerar uma discussão nas ciências da natureza, nas áreas de humanas e linguagens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo sobre a tríade Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Formação de Professores: uma revisão sistemática de literatura
    (2022) NUNES, Marcos Venicius; FEITOSA, Raphael Alves
    Objetivou-se com a pesquisa a realização de uma análise de publicações relacionadas à tríade Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Formação de Professores, para conhecer o panorama dos estudos sobre a inserção da temática educação ambiental na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, que buscou trabalhos de 2010 a 2020 no Portal de Periódicos da CAPES. Realizou-se a leitura na íntegra dos10 artigos. Os resultados obtidos evidenciam que o tema vem sendo abordado na formação inicial de professores de Biologia, além de áreas como Geografia, Química, Física e Pedagogia por meio de disciplinas optativas, atividades de estágio, extensão ou ainda em ações promovidas por estudantes, embora descontextualizadas com a formação dos futuros professores em questão. Observou-se que são poucas as pesquisas sobre a intersecção da tríade investigada. Assim, recomendam-se novas pesquisas que fortaleçam a inserção da temática de forma efetiva no âmbito da formação de professores de Biologia e das publicações científicas.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão