Navegando por Autor "FEITOSA, Bruno Emanuel Mendes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUm quiz criado na plataforma Proprofs para ensino e avaliação de conteúdo da ondulatória fundamentado na teoria dos Campos Conceituais(2023) FEITOSA, Bruno Emanuel Mendes; SOUSA FILHO, Francisco Eduardo de; DANTAS, Claudio Rejane da SilvaO trabalho busca validar uma sequência didática fazendo uso de um quiz para apoiar o estudo sobre Ondas em uma turma de Ciências do 9o ano do Ensino Fundamental em Farias Brito, CE. O aporte teórico foi a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. O estudo foi qualitativo usando questionário estruturado com o recurso quizze. A intervenção ocorreu em 5 encontros, dos quais 3 foi presencial e os outros 2 de maneira remota, acompanhado pelo professor através das plataformas digitais. Evidenciou-se que a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas aumentaram positivamente. Através dos resultados obtidos nas respostas e nos debates em sala, pode-se diagnosticar uma evolução dos alunos em relação aos conceitos estudados, porém, para se obter o desenvolvimento de um Campo Conceitual é necessário que o indivíduo vivencie diversas situações e problemas diferentes para o processo duradouro de um campo conceitual da física.