Navegando por Autor "FARIAS, Maria Giovanna Guedes"
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- ItemA inclusão da Comunidade Santa Clara na sociedade da informação: proposta de trabalho(2010) FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FREIRE, Isa MariaThe Information Science plays a fundamental role in the information society, devising ways to social inclusion through informational inclusion. Accordingly, we present a research proposal for work in development in the Masters Program of Graduate Studies in Information Science at the Universidade Federal da Paraíba, to intervene in the process of informational exclusion experienced by the Comunidade Santa Clara in the city of João Pessoa, Paraíba. This intervention will occur through field research for registration, organization and dissemination of "information sources" consisted of people of the Comunidade. For that we will produce a website where we are going to place for free on the Internet, the “treasure of knowledge” of persons who form the social memory and knowledge of Santa Clara, which will be available for future generations.
- ItemPercepção sobre o compartilhamento de conhecimento entre avaliadores sob a ótica dos editores científicos(2022-01-16) MAIA, Francisca C. de Andrade; FARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna GuedesIntrodução/Objetivo: Visa analisar a percepção de editores sobre a contribuição do compartilhamento de conhecimento entre avaliadores de artigos científicos, visando o aperfeiçoamento da elaboração de pareceres. Métodos: O estudo é do tipo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, associada ao questionário como técnica de coleta de dados. Para análise dos dados obtidos aplicou-se a análise de conteúdo. Resultados: O instrumento foi enviado via correio eletrônico e obteve o retorno de 32 editores de diversas áreas do conhecimento, sendo a maioria da área de Ciências Sociais Aplicadas e mais da metade possuem seis ou mais anos de atuação. Identificou-se que a maior parte dos respondentes acreditam que o compartilhamento de conhecimento entre avaliadores contribui para o aperfeiçoamento dos mesmos e de seus pareceres, e apesar de reconhecerem tal contribuição, 87,5% afirmam não existir, no periódico em que atuam, iniciativas que proponham a troca de conhecimentos. Por fim, quando indagados sobre ter conhecimento a respeito de iniciativas semelhantes, mesmo que em outros âmbitos, alguns respondentes afirmam conhecer e citam: as práticas propostas por editoras internacionais, que realizam webinários e disponibilizam conteúdos em seus websites, os projetos e eventos da Associação Brasileira de Editores Científicos, grupos de WhatsApp e lista de e-mails, além da interação proposta pelas práticas da avaliação por pares aberta. Conclusão: A partir do exposto, compreende-se que os editores percebem a relevância do compartilhamento de conhecimento entre os avaliadores, no entanto, ainda não colocaram em prática tais iniciativas nos periódicos em que atuam.