Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FARIAS, Isabel Maria Sabino de"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Aprendizagem da docência em pesquisas originárias de publicações de países de língua inglesa
    (2023) FARIAS, Isabel Maria Sabino de; CUNHA, Marcel lima; GUIMARÃES, Marília Duarte
    Aprendizagem da docência é um conceito que, no Brasil, possui expressiva difusão na área da educação, tematizado sobretudo com esteio em referências ibéricas. Argumenta-se que o debate nacional carece de pesquisas advindas de países de língua inglesa. Questionamos: o que se produz sobre aprendizagem da docência em países de língua inglesa? Quais as principais referências desse debate nesses contextos? A produção científica desses países é escassa quando se trata dessa temática? Em busca de pistas elucidativas para essas indagações, realizamos uma revisão sistemática na base de dados ERIC, com o objetivo de mapear as produções sobre aprendizagem da docência advindas de países de língua inglesa. Os resultados apontam a existência de um importante debate relacionado ao assunto em países de língua inglesa, com significativa atenção para professores iniciantes. Utilizando apenas a palavra-chave Learning to teachassociada ao descritor Beginning teacher chegamos a 24 artigos revisados por pares. Há necessidade de conhecermos mais detalhadamente a produção dos países de língua inglesa, identificando aproximações e distanciamentos em relação à produção brasileira
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento Profissional da Docênciaentrevista com Maévi Anabel Nono
    (2024) FARIAS, Isabel Maria Sabino de; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; NONO, Maévi Anabel
    Maévi Anabel Nono, paulista de nascimento, pedagoga de formação, é uma notável pesquisadora brasileira da área de Educação, com estudos voltados para a formação de professores e a Educação Infantil. Apresentamos, aqui, a entrevista com ela realizada, consolidada e validada entre janeiro e fevereiro de 2023, interlocução que objetivou explicitar, mediante questões ligadas às suas experiências de professora e de pesquisadora dos processos de aprendizagem da profissão docente, a reflexão sobre os aprendizados advindos com as várias situações vividas no seu percurso de desenvolvimento profissional. Na entrevista, além de evidenciar uma inserção e atuação na docência e na pesquisa fortemente marcada pela formação no CEFAM, posteriormente fortalecida com o ingresso na graduação e pós-graduação stricto sensu – tempo de formação vivido na Universidade Federal de São Carlos, ela destaca os aprendizados e desafios que vislumbra na formação de professor.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Inserção profissional na docência: experiência de egressos do PIBID
    (2021) FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel; CARDOSO, Nilson de Souza
    Discute sobre a formação de professores egressos de programa de iniciação à docência em seus primeiros anos de inserção no magistério. Parte-se do argumento de que, em geral, professores mais amplamente preparados e certificados são mais bem-sucedidos na tarefa de ensinar, instigando questionamentos sobre como docentes iniciantes, egressos de oportunidades diferenciadas de aprendizagem durante a formação inicial, vivenciam os primeiros anos de magistério. A análise recorre a dados sobre inserção profissional de egressos de programas de iniciação à docência, precisamente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Ceará. A metodologia envolveu a realização de uma pesquisa de levantamento com 263 egressos do PIBID de duas Instituições de Ensino Superior (IES) cearenses. São jovens adultos com socialização pré-profissional, com aprendizagens constituídas em trajetória de escolarização marcada por experiência curricular na rede pública. O efetivo exercício da docência predomina entre os investigados (75,6%). A participação no PIBID proporcionou aos egressos deste ensaio, durante a formação inicial e a inserção na carreira, um defrontar-se mais construtivo em relação aos dilemas do ofício, fornecendo elementos para se reconhecerem capazes de enfrentar desafios. Predomina entre eles intensa identificação com o magistério, exceto por um reduzido grupo, que descobre, com essa experiência e a vivência dos primeiros anos de docência, que prefere investir esforços em uma profissão que lhe garanta retorno mais vantajoso. Mesmo ante as adversidades inerentes às demandas do trabalho, eles se declaram mais bem preparados para encarar os dilemas dos primeiros anos de magistério.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de diários nas pesquisas em educação no Brasil
    (2024) COSTA, Sandy Lima; FARIAS, Isabel Maria Sabino de
    Objetivamos discutir sobre o uso de diários como dispositivo investigativo, com ênfase nos procedimentos de análise das narrativas desses gêneros textuais. Realizamos uma revisão teórica de artigos científicos brasileiros, sem recorte temporal, por meio de um mapeamento no Portal de Periódicos da CAPES no período de outubro a dezembro de 2023, para identificarmos embasamento teórico-metodológico sobre como realizar o processo de análise de diários. As pesquisas nacionais mapeadas datam de 2002 a 2018 e são todas publicadas em periódicos Qualis A1. Seu exame revela uso tímido dos diários como instrumento investigativo; aquelas que o adotam não explicitam o referencial teórico usado na discussão sobre eles e nem os procedimentos de análise das narrativas. Constata-se a necessidade de uma fundamentação mais específica e maior clareza na utilização e análise de diários em pesquisas científicas brasileiras em Educação.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão