Navegando por Autor "FARIAS, Gabriela Belmont de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInformação científica e tecnológica: análise das publicações periódicas da ciência da informação(2018) VASCONCELOS, Mayara Cintya do Nascimento; FARIAS, Gabriela Belmont deThe research analyzes the articles published in national scientific journals of the area of Information Science, classified with Qualis A1, having as parameter the term "scientific and technological information". It presents concepts about scientific and technological information and the processes that involve its uses, as well as scientific communication, information flows and sources of information. The methodology used is a descriptive study with a quantitative-qualitative approach, using bibliometrics techniques for index measurement and Bardin content analysis. Thirty - six papers were analyzed, while the qualitative ones were twenty - one abstracts. The results show that the most published journal about the term researched was "Information and Society", the year with the highest number of publications was 2016. Multiple authorship was a trend observed in the articles and the most used keywords were: free access , Scientific and technological information and digital preservation. As for the content of the abstracts, it was possible to identify them within three categories of analysis, namely: information science and processes involving the use of information; Production, communication and evaluation of scientific and technological activity; And scientific and technological development. It is concluded that there is a tendency of the literature analyzed to return to the study of the information itself, of methodologies applied in studies and also of information products and services. The abstracts addressed topics such as institutional repository, bibliometrics, coauthoring, management of scientific journals and scientific and technological information policies.
- ItemPercepção sobre o compartilhamento de conhecimento entre avaliadores sob a ótica dos editores científicos(2022-01-16) MAIA, Francisca C. de Andrade; FARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna GuedesIntrodução/Objetivo: Visa analisar a percepção de editores sobre a contribuição do compartilhamento de conhecimento entre avaliadores de artigos científicos, visando o aperfeiçoamento da elaboração de pareceres. Métodos: O estudo é do tipo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, associada ao questionário como técnica de coleta de dados. Para análise dos dados obtidos aplicou-se a análise de conteúdo. Resultados: O instrumento foi enviado via correio eletrônico e obteve o retorno de 32 editores de diversas áreas do conhecimento, sendo a maioria da área de Ciências Sociais Aplicadas e mais da metade possuem seis ou mais anos de atuação. Identificou-se que a maior parte dos respondentes acreditam que o compartilhamento de conhecimento entre avaliadores contribui para o aperfeiçoamento dos mesmos e de seus pareceres, e apesar de reconhecerem tal contribuição, 87,5% afirmam não existir, no periódico em que atuam, iniciativas que proponham a troca de conhecimentos. Por fim, quando indagados sobre ter conhecimento a respeito de iniciativas semelhantes, mesmo que em outros âmbitos, alguns respondentes afirmam conhecer e citam: as práticas propostas por editoras internacionais, que realizam webinários e disponibilizam conteúdos em seus websites, os projetos e eventos da Associação Brasileira de Editores Científicos, grupos de WhatsApp e lista de e-mails, além da interação proposta pelas práticas da avaliação por pares aberta. Conclusão: A partir do exposto, compreende-se que os editores percebem a relevância do compartilhamento de conhecimento entre os avaliadores, no entanto, ainda não colocaram em prática tais iniciativas nos periódicos em que atuam.