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Navegando por Autor "FARENZENA, Nalú"

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    Implementação de planos de ações articulados municipais: achados de uma pesquisa de avaliação
    (2012) FARENZENA, Nalú; ROSSI, Alexandre José; FARIAS, Maria Greti Machado; CHAVES, Neusa Batista
    O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de avaliação da implementação de planos de ações articuladas (PAR) numa amostra de 95 municípios dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no período de 2008 a 2010. Foi realizada uma avaliação de resultados em sentido estrito, que envolveu elementos contextuais, situações de execução das ações do PAR e condicionantes que limitavam a execução. O texto descreve os marcos e os procedimentos da avaliação e expõe um panorama da execução do PAR no conjunto dos municípios e na amostra de cada estado. No período analisado, embora tenha havido uma evolução positiva, parte considerável das ações não foi concluída, o que é explicado por dificuldades na oferta de programas e ações por parte do Ministério da Educação e por dificuldades de diversas ordens no âmbito dos governos locais. Com base na pesquisa realizada são destacados, nos comentários finais, características e desafios da implementação de políticas intergovernamentais, bem como alguns elementos para pensar a pesquisa em políticas públicas.
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    Reformulações e implementação do FIES (1999-2020): um preâmbulo
    (2021) NEVES, Rodrigo Meleu das; FARENZENA, Nalú; BANDEIRA, Denise Lindstrom
    O artigo trata de reformulações e da implementação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e dos desdobramentos de sua repaginação, especialmente no que se refere ao endividamento público federal com o Programa entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2020. Foi adotado o método misto, com uso e geração de dados provindos de legislação, revisão bibliográfica, análise de business intelligence e triangulação de bancos de dados primários do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Educação. Verificamos, entre os achados, que o Fies revelou-se, especialmente no período entre 2011 e 2015, uma política que permitiu a prática de crowding-out, o enriquecimento de agentes privados, a nucleação do setor para gigantes educacionais e incertezas quanto ao adimplemento dos empréstimos concedidos.

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ISSN 1518-6385

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