Navegando por Autor "EVANGELISTA, Olinda"
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- ItemApresentação: Organizações multilaterais, redes de governança e políticas educacionais(2019) EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida
- ItemEducação na lógica do banco mundial: formação para a sociabilidade capitalista(2019) DECKER, Aline; EVANGELISTA, OlindaEste artigo discute o projeto de formação humana presente em publicações do Banco Mundial para a Educação, de modo geral, e para o Brasil, com recorte temporal entre 2000 e 2014. Tais publicações objetivavam produzir consenso acerca de suas propostas político-educacionais e construir uma compreensão falaciosa da realidade objetiva por meio de ampla desqualificação do professor e da escola pública. A narrativa de desqualificação precede recomendações para projetos de Educação que alinham a formação da classe trabalhadora aos moldes flexíveis da sociabilidade capitalista. Na lógica do Banco Mundial a Educação é responsável pelo alívio da pobreza e pelo desenvolvimento econômico, devendo ser pautada pela noção de competências e pela Teoria do Capital Humano revisitada. Desse modo, promoveria uma educação de “classe mundial” para as demandas (do capital) do século XXI. Ademais, elide o real movimento econômico no século XXI, compreendido no conceito de capital-imperialismo, em que a dominação interna do capital necessita e se complementa por sua expansão externa, incidindo diretamente na relação capital-trabalho. Com a intenção de legitimar a barbárie do projeto educativo do capital, uma grande ofensiva ideológica foi colocada em curso a fim de sustentar o modo de organização política e econômica e sua necessária sociabilidade.
- ItemEducação na lógica do banco mundial: formação para a sociabilidade capitalista(2019) DECKER, Aline; EVANGELISTA, OlindaEste artigo discute o projeto de formação humana presente em publicações do Banco Mundial para a Educação, de modo geral, e para o Brasil, com recorte temporal entre 2000 e 2014. Tais publicações objetivavam produzir consenso acerca de suas propostas político-educacionais e construir uma compreensão falaciosa da realidade objetiva por meio de ampla desqualificação do professor e da escola pública. A narrativa de desqualificação precede recomendações para projetos de Educação que alinham a formação da classe trabalhadora aos moldes flexíveis da sociabilidade capitalista. Na lógica do Banco Mundial a Educação é responsável pelo alívio da pobreza e pelo desenvolvimento econômico, devendo ser pautada pela noção de competências e pela Teoria do Capital Humano revisitada. Desse modo, promoveria uma educação de “classe mundial” para as demandas (do capital) do século XXI. Ademais, elide o real movimento econômico no século XXI, compreendido no conceito de capital-imperialismo, em que a dominação interna do capital necessita e se complementa por sua expansão externa, incidindo diretamente na relação capital-trabalho. Com a intenção de legitimar a barbárie do projeto educativo do capital, uma grande ofensiva ideológica foi colocada em curso a fim de sustentar o modo de organização política e econômica e sua necessária sociabilidade.
- ItemO Instituto de Educação da Universidade de São Paulo: o encerramento de uma experiência de formação docente nos anos 30(2001) EVANGELISTA, OlindaThis text aims to expose the historical recovery of the reasons that led Federal Interventor Ademar de Barros, in collusion with the Catholic Church, to close the first national experience of teacher training at the university level. Started in 1934, in the interior of the University of São Paulo, it was violently ended in 1938, simultaneously with the closure of the University of the Federal District. The working method favored the study of documentation related to the event, as well as the review of existing literature on the subject. With this historical material, it was possible to reconstruct the arguments used by the Government of Aademar de Barros to justify its arbitrariness. Furthermore, it was possible to apprehend this episode as part of the Getulista State's initiatives to affirm its own model of teacher education, configured in the National Faculty of Philosophy in 1940.