Navegando por Autor "ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira"
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- ItemA (des)consideração de funcionários/as da educação básica nas produções científicas: uma discussão a partir do conceito de divisão social do trabalho.(2023) ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira; CRUZ SOBRINHO, SidineiAo constatar o relativo silenciamento da academia em relação a funcionários/as da educação básica pública, este texto objetiva problematizar o conceito de divisão social do trabalho, a partir da obra de Karl Marx, para discutir sujeitos/as, papéis e lugares no cotidiano laboral da educação básica. Demonstra-se empiricamente a escassa produção científica com discussões sobre funcionários/as da educação básica, num corpus de pesquisa teórica combinado com revisão bibliográfica de levantamentos realizados na SciELO – Scientific Electronic Library Online e nos Anais dos Simpósios da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE. O caráter periférico ou alegórico que funcionários/as representam na maioria dos textos permite inferir que o tema não exerce centralidade em parte da produção científica. Concluímos com uma provocação: estaria o conceito de divisão social do trabalho reverberando na produção científica quando dedicada aos estudos sobre o trabalho na educação básica?
- ItemA constituição de um arquivo pessoal na negação da história coletiva(2022) ESQUINSANI, Rosimar Serena SiqueiraO texto narra um possível descuido de agente público sobre documentos de registro da história de uma rede municipal de ensino e a consequente constituição de um arquivo pessoal, a partir desse descaso para com a história coletiva. Baseando-se em tal narrativa, partilha reflexões sobre a potência de um arquivo pessoal, apontando possibilidades de uso e ponderações advindas da guarda desse material, considerando a relevância para a história da educação de redes e sistemas públicos de ensino. Metodologicamente, o texto está assentado em uma pesquisa descritiva, em recorte longitudinal retrospectivo, construída a partir de uma abordagem dialética, com procedimento analítico reconstrutivo e amparada por uma revisão bibliográfica. O corpus empírico de reflexão está calcado em documentos de guarda pessoal, afetos a uma rede municipal de ensino no interior sul-rio-grandense, resgatados de processos de exclusão física e mantidos sob custódia particular ao longo de 20 anos. Além de apresentar os documentos que constituem o arquivo, o desenvolvimento do texto expõe reflexões acerca dos usos de um arquivo pessoal e sua relevância para a história da educação, além de trabalhar com os conceitos de memória coletiva, de Maurice Halbwachs e lugar de memória, de Pierre Nora. Em síntese, as reflexões tecidas apontam, conclusivamente, que os documentos arrolados no arquivo pessoal são compatíveis com a relevância da história da educação, sendo que a força empírica dos dados contidos nos documentos do arquivo indica que o arquivo pode se constituir em um lugar de memória, guardando possibilidades de uma memória coletiva.
- ItemAs condições históricas para a existência da qualidade educacional constatada pelas avaliações em larga escala(2018) DAMETTO, Jarbas; ESQUINSANI, Rosimar Serena SiqueiraPartindo da centralidade das avaliações em larga escala nas políticas educacionais dirigidas à Educação Básica no Brasil, no presente artigo busca-se apresentar o arranjo político-discursivo que sustenta a aparição da “qualidade educacional” enquanto objeto apreensível por meio das avaliações padronizadas de redes de ensino. Sustentando o objetivo de esmiuçar as afinidades existentes entre um discurso poderoso na agenda educacional: a qualidade educacional, embasada nas avaliações em larga escala dado que, possivelmente, seja nessa coexistência que o objeto qualidade educacional, positivado por intermédio das avaliações, emerge enquanto objeto discursivamente possível e politicamente pertinente. Pautados na metodologia da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, no texto utiliza-se uma abordagem pós-estruturalista amparada nos escritos de Michel Foucault, dirigida ao discurso oficial e aos enunciados acadêmicos, na busca de historicizar o presente, elucidando as ancoragens epistêmicas e políticas que inscrevem o objeto “qualidade educacional” atualmente, em outros termos, apresentar os dispositivos que fazem o discurso contemporâneo da qualidade ser possível e politicamente incisivo. Enunciados, ou mesmo objetos do discurso, instituem campos de batalha, no qual forças são taticamente ordenadas na luta pela imposição do sentido. Conclui-se que, nessa esteira o discurso oficial da qualidade comporta um viés político evidente, ofuscado por uma pretensa objetividade, operada por rituais de veridicção específicos, como a avaliação externa em larga escala. A fabricação do objeto qualidade educacional enquanto performance em testes padronizados, remete ao campo interdiscursivo, cujos enunciados proporcionam a ele pontos de ancoragem e minimizam ou ofuscam suas inconsistências.
- ItemAs manifestações públicas como esforço intelectual de resistência(2017) ESQUINSANI, Rosimar Serena SiqueiraThis text presents results of a documentary-based research guided by an analytical-reconstructive methodology that discusses a set of public manifestoes as an intellectual effort of resistance. Supported by a content analysis procedure, the text aims to discuss the manifestations of scientific and academic associations against the Provisional Measure 746, pointing out the main counter-arguments used in the manifestos, dividing them into themes of form and content. We concluded that the public positions of the analyzed scientific and academic associations bring them closer to the civil resistance, marking the counter-argument to an institutional and governmental initiative that, supposedly, would be inadequate to the context to which it applies. Such manifestations would also approach the signatory associations of intellectual resistance, which at this present time, present technical arguments and call for scientific research as the base of sustentation of the repertoire used.
- ItemDas evidências: a leitura de Raymundo Faoro como pano de fundo para a problematização das políticas públicas no campo da educação(2004) WERLE, Flávia Obino Corrêa; ESQUINSANI, Rosimar Serena SiqueiraThe text points to the permanence and topicality of the Faorian concepts of patrimonialism and status, crediting the reading of Os Donos do Poder with vigor, in order to seek analytical keys for national thought and problematize how public policies are proposed, debated, applied in the field of education and the legitimacy of the constant changes in work schedules, agendas of actions and theoretical discussions in the educational sphere, caused by changes in parties and names. The discussion is: who owns the power to gain legitimacy from public policies implemented in the field of education, which leads to the concept of participation and to what extent the theoretical and practical presence (or absence) of such a concept would determine the direction of education, thanks the conditioning factors of Brazilian political culture, marked by centralizing and patrimonialist traditions and, therefore, by patronage and meritocratic relationship patterns; as well as the necessary opening of new spaces for popular participation in executive decisions.
- ItemO pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a responsabilização (accountability) do professor alfabetizador(2016) ESQUINSANI, Rosimar Serena SiqueiraO texto apresenta pesquisa sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC enquanto mobilizador de ações em torno da alfabetização, através de estratégias de formação docente continuada e controle social.
- ItemO público e o privado em educação: o caso Anísio Teixeira e a Igreja Católica no Rio Grande do Sul(2003) ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira