Navegando por Autor "ERMEL, Tatiane de Freitas"
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- ItemArquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente(2022) VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; CUNHA, Maria Teresa Santos; ALMEIDA, Doris Bittencourt; ERMEL, Tatiane de Freitas; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque PianovskiO campo acadêmico geral da História e, especialmente, da História da Educação, neste século XXI, presencia a ocorrência de uma fascinação por guardar, materializada naobsessão pela memória, visível em nossa cultura histórica pela presença e criação constante de museus, centros de memória, arquivos. Tal fato torna-se, cada vez mais, uma demanda dos nossos dias e tem feito emergir uma necessidade de preservação documental, materializada (HUYSSEN, 2000, p.9-14) em um novo estatuto teórico e metodológico, que considera os arquivos pessoais como conjuntos de papéis/objetos, material audiovisual ou iconográfico, produzidos, em geral, na intimidade e reunidos no decurso da vida de uma pessoa (BELLOTO, 2014).
- ItemFormação professores e processo educativo: a companhia de Jesus nos clássicos da educação brasileira(2021) FONTANA, Patrícia; Kuhn, Martin; ERMEL, Tatiane de FreitasO presente artigo analisa três obras clássicas da educação brasileira, A Cultura Brasileira: Introdução ao estudo da cultura no Brasil (1943), de autoria de Fernando de Azevedo; O método pedagógico dos jesuítas: o Ratio Studiorum (1952), de Leonel Franca e História da Educação Brasileira (1972), de José Antonio Tobias, fazendo um movimento em direção à tradição e refletindo acerca da formação de educadores e os processos educativos ao (re)visitar a tradição da Companhia de Jesus. Objetiva-se, desse modo, dialogar com a tradição para compreender o legado, mas fundamentalmente, o que podemos aprender dela sobre a formação de professores e o processo educativo. O estudo está organizado em dois movimentos: primeiro, a contextualização histórica do período jesuítico, em seguida, o aprofundamento do método pedagógico dos jesuítas e a formação de seus educadores, referida pelo Ratio Studiorum. Do ponto de vista teórico e metodológico, situa-se no âmbito da linguagem e da teoria de recepção e a recontextualização do conhecimento educativo.