Navegando por Autor "ENS, Romilda Teodora"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAções afirmativas e desafios na formação inicial de professores (BNC-formação)(2022) CARDOSO, Danielle Engel Cansian; ENS, Romilda TeodoraO artigo objetiva analisar a Resolução CNE/CP n.º 2/2019, a qual define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Temos como pressuposto que o acesso por ações afirmativas às instituições de educação superior no Brasil insere nas salas de aula sujeitos de diferentes culturas, origem social e econômica e que políticas de acesso por ações afirmativas não encontram no currículo, na estrutura e na organização das IES elementos que atendam a essa realidade. Pela pesquisa de abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e documental, foi possível apreender e compreender sobre: políticas de ações afirmativas; teoria pós-crítica do currículo e desafios da educação intercultural. Na análise de conteúdo da Resolução CNE/CP n.º 2/2019 (BRASIL, 2019, 2020), buscamos estabelecer a presença e/ou ausência de elementos representativos das ações afirmativas e da teoria pós-crítica do currículo, pela abordagem da interculturalidade e os desafios que envolvem essa forma de considerar a educação. Os resultados indicam que a teoria pós-crítica do currículo, ancorada pela interculturalidade do multiculturalismo, se colocada em prática, poderá atender aos estudantes ingressantes na educação superior, mas os desafios continuam, uma vez que o novo desenho político da formação inicial desconsidera as condições sociais, históricas e econômicas em que a Formação de Professores se efetiva por estar voltada à lógica do mercado.
- ItemClasses hospitalares: um estudo das produções do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE)(2023) FAVORETTO, Irlaine; BÔAS, Lúcia Villas; ENS, Romilda TeodoraEste artigo analisa produções da base de dados dos Anais do Congresso Nacional de Educação – EDUCERE (PUCPR) acerca das classes hospitalares, segmento da educação que viabiliza o início ou a continuidade do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes que, por estarem internados, encontram-se afastados da escola. Para tanto, realizamos uma seleção dos trabalhos, no período de 2008 a 2019, nas modalidades de apresentação do evento (comunicação, mesa redonda, pôster e relato de experiência) que continham os termos classe(s) hospitalar(es), docência hospitalar, educação hospitalar, escola no hospital, hospitalização escolarizada e professor hospitalar no título, no resumo e/ou nas palavras-chave independentemente do eixo temático. A seleção culminou em 56 trabalhos em que os resumos, após processados pelo programa de estatística textual Alceste, geraram cinco classes cujas análises evidenciaram: um enfoque na figura do professor e sua atuação em sala do hospital (Classe 1), a identidade profissional (Classe 2) e as tensões da classe (Classe 3); questões relacionadas à implantação de classes hospitalares situada na interface entre as áreas da educação e saúde, em nível nacional (Classe 4) e em nível estadual (Classe 5). Frente aos resultados, destacamos a relevância de estudos que explorem o conhecimento já produzido com vistas a gerar novas pesquisas que satisfaçam ou incrementem as questões que ficaram em aberto de modo a potencializar a possiblidade de um movimento harmonioso entre as áreas da educação e da saúde.
- ItemFormação do professor para a educação superior em eventos nacionais (2014-2016)(2020) TIECHER, Adilson Luiz; FIALHO, Danielle da Motta; ENS, Romilda TeodoraThe present article on professor’s formation for University Education is justified by the relevance and protagonism that this process has, in a scenario of concern for Basic Education, arising from the political-economic orientations of the multilateral organizations to which the Latin American countries submit themselves. With the objective of analyzing, through a research of the type State of the Art, the scientific production that focuses on the formation of professors for University Education in five events in the Education area in Brazil (ANPAE 2015, ANPEd 2015, ANPEd SUL 2014 & 2016 and EDUCERE 2015). He had theoretical contributions from several authors, as well as legal documents such, as LDB (1996) and PNE (2014), among others, subsidized the analysis of approved and published articles that discussed the formation of the professor for University Education. The results indicate that the formation of this professor, based on technical and scientific knowledge and knowledge of how the teaching-learning process is developed, should enable a formation that prepares he/she to perform critical and reflexive analyzes of his/her practice and self context in which they work (University Education). It reiterates the importance of these analyzes and of researches for the proposal of subsidies for the formulation of public policies directed to this formation.