Navegando por Autor "EMMEL, Rúbia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs estilos de pensamento dos referenciais em investigação-ação de dissertações e teses brasileiras sobre a formação inicial de professores em matemática(2022) GASPERI, Angélica Maria de; EMMEL, RúbiaEsta pesquisa teve o objetivo geral de compreenderas contribuições dos autores das pesquisas de dissertações e teses produzidas no país sobre a formação inicial ou continuada de professores emMatemática e a investigação-ação, na constituição dosestilos de pensamento e coletivos de pensamento que caracterizam a pesquisa do tema, presentes na base de dados analisada. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, teve como tipologia a pesquisa documental, na qual apresentou a análise de referenciais teóricos da investigação-ação identificados nas dissertações e teses brasileiras, disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Delimitaram-se as buscas nos termos: formação de professores em Matemática e investigação-ação, e foram identificadas pesquisas nos anos de 2010 a 2020. A base de dados indicou um quantitativo de quarenta e duas pesquisas, que foram analisadas por meio da Análise de conteúdo. Assim, foi possível identificar 19 autores-referências, com destaque para a frequência da obra “Metodologia da Pesquisa-Ação” do autor Thiollent (1985), citado em 18das 42 pesquisas analisadas. Deste modo, destaca-se a importância de seguir pesquisando e utilizando a investigação-ação para a realização de pesquisas na formação/constituição docente em Matemática