Navegando por Autor "ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo"
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- ItemDocumento Final da Conae 2024: em foco a tecnologia na mediação do trabalho e da formação docente(2024) PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela Lima FigueiredoEste artigo analisa as propostas do Documento Final da Conae 2024 para a tecnologia na mediação entre trabalho e formação docente, problematizando o projeto de formação na perspectiva da práxis, especialmente em aspectos dos Eixos II e V e das Proposições. É marcante e recorrente o repúdio a formas de desqualificação da educação, transferência das responsabilidades do Estado para a iniciativa privada, ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários. Duas questões emergem de nossa análise: a educação popular e democrática pela soberania digital e um projeto de formação docente que favoreça sua autonomia intelectual e o respeito a condições dignas de trabalho. Salientam-se o cuidado com a ideia de inovação restrita a transformação metodológica, curricular ou uso de tecnologias e a necessidade de garantir que as bases do Documento se efetivem no Plano Nacional de Educação – PNE 2024-2034, legitimando uma construção popular, democrática e pautando princípios de uma escola socialmente justa
- ItemEntre lógica instrumental e determinista: perspectivas teóricas nas pesquisas sobre o PROUCA(2022) ALVES FILHO, Marcos Antonio; ECHALAR, Adda Daniela Lima FigueiredoObjetivamos compreender quais são as perspectivas teóricas que fundamentam as produções acadêmicas que versam sobre o uso do laptop distribuído pelo Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). A partir de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, em dissertações e teses publicadas no Banco de Teses da Capes e da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2005 e 2019, constituímos nosso corpus de investigação. Foram encontradas 31 dissertações e 11 teses. Os dados desta pesquisa demonstram que a base pedagógica predominante é o construcionismo e que há, em sua maioria, a dicotomia na relação entre ensino e aprendizagem.