Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DUARTE, Newton"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural
    (2006) DUARTE, Newton
    The thesis of the end of the meta-narratives defended by postmodernism implies the negation of the universality of culture. It is not just the fact that human culture has not yet achieved true universality, and not even the fact that the ruling classes ha
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária
    (2020) MARQUES, Hellen Jaqueline; DUARTE, Newton
    A importância da educação está na sua relação com as necessidades humanas e os direitos sociais. Sendo assim, emergem há décadas propostas educativas com diferentes perspectivas de intervenção que buscam atender objetivos e concepções de mundo igualmente distintas. Diante deste cenário, fundamentados no materialismo histórico dialético, apresentaremos uma análise da contribuição da educação escolar para a formação da consciência de classe e emancipação humana.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Jogo de papéis ou jogo protagonizado na organização do ensino na educação infantil
    (2017) DUARTE, Rita de Cássia; DERISSO, José Luis; DUARTE, Elaine Cristina Melo; DUARTE, Newton
    Os temas abordados neste artigo estão centrados nos estudos da periodização do desenvolvimento psíquico elaborada por Danill Elkonin a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural propostos por Vigotski e Leontiev. É analisado o desenvolvimento mental como parte do desenvolvimento da personalidade no contexto da educação infantil na perspectiva da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira
    (2020) DUARTE, Newton; MAZZEU, Francisco José Carvalho; DUARTE, Elaine Cristina Melo
    Tomando como referência as ideias de Antonio Gramsci sobre o que seria o senso comum, este artigo apresenta uma análise do senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na sociedade brasileira contemporânea e na educação.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão