Navegando por Autor "DUARTE, Newton"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural(2006) DUARTE, NewtonThe thesis of the end of the meta-narratives defended by postmodernism implies the negation of the universality of culture. It is not just the fact that human culture has not yet achieved true universality, and not even the fact that the ruling classes ha
- ItemA pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária(2020) MARQUES, Hellen Jaqueline; DUARTE, NewtonA importância da educação está na sua relação com as necessidades humanas e os direitos sociais. Sendo assim, emergem há décadas propostas educativas com diferentes perspectivas de intervenção que buscam atender objetivos e concepções de mundo igualmente distintas. Diante deste cenário, fundamentados no materialismo histórico dialético, apresentaremos uma análise da contribuição da educação escolar para a formação da consciência de classe e emancipação humana.
- ItemJogo de papéis ou jogo protagonizado na organização do ensino na educação infantil(2017) DUARTE, Rita de Cássia; DERISSO, José Luis; DUARTE, Elaine Cristina Melo; DUARTE, NewtonOs temas abordados neste artigo estão centrados nos estudos da periodização do desenvolvimento psíquico elaborada por Danill Elkonin a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural propostos por Vigotski e Leontiev. É analisado o desenvolvimento mental como parte do desenvolvimento da personalidade no contexto da educação infantil na perspectiva da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani.
- ItemO senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira(2020) DUARTE, Newton; MAZZEU, Francisco José Carvalho; DUARTE, Elaine Cristina MeloTomando como referência as ideias de Antonio Gramsci sobre o que seria o senso comum, este artigo apresenta uma análise do senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na sociedade brasileira contemporânea e na educação.