Navegando por Autor "DENARDI, Vânia Bolzan"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTransição para o ensino superior: um estudo de caso sobre as contribuições das representações semióticas(2021) DENARDI, Vânia Bolzan; BISOGNIN, EleniEste estudo objetivou investigar as contribuições das representações semióticaspara a compreensão de conceitos matemáticos necessários para a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral I. Participaram da pesquisa 16 alunos ingressantes em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade públicado Rio Grande do Sul. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, teve a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e de ensino. Os aportes teóricos ancoram-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Em um estudo preliminar, foi aplicada uma avaliação diagnóstica, cujo resultado evidenciou lacunas, oriundas da Educação Básica. Após as análises preliminares, foi elaborada e aplicada uma sequência didática, cujas atividades abordam conteúdos básicos de matemática. A análisedos dados foi realizada com base na tripla análise sugerida por Raymond Duval e na comparação com a análise à priori. Mediante a análise realizada pode-se inferir que as representações semióticas mobilizadas durante a resolução das atividades, contribuíram para: um maior domínio no estabelecimento de relações entre as representações algébrica e gráfica de funções, uma melhor desenvoltura na leitura e interpretação de gráficos, avanços em relação àfatoração e simplificação de expressões, avanços na resolução de inequações, acompreensão do conceito de domínio e das implicações desse, no gráfico da função, bem como acompreensão do conceito de função e da noção intuitiva de limite.