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Navegando por Autor "DEITOS, Roberto Antonio"

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    Avaliação em larga escala e base nacional comum curricular (BNCC): dimensões da política de contenção e liberação no Brasil
    (2020) GONÇALVES, Amanda Melchiotti; GUERRA, Dhyovana; DEITOS, Roberto Antonio
    Este artigo tem o objetivo de desenvolver uma reflexão acerca da avaliação em larga escala, a partir da BNCC (2017; 2018), como uma dimensão da política de contenção e de liberação no Brasil.
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    O banco mundial e a reforma do ensino médio no governo temer: uma análise das orientações e do financiamento externo
    (2021) FORNARI, Márcia; DEITOS, Roberto Antonio
    Este artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos da política de financiamento externo para a implementação da Reforma do Ensino Médio no Brasil no Governo Temer, e as condicionalidades expressas no contrato de empréstimo do Ministério da Educação com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)/Banco Mundial (BM). Buscamos desenvolver reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio no Brasil, especificamente em relação à Reforma do Ensino Médio, empreendida pela Lei nº 13.415/17 e ancorada em financiamento externo, realizado junto ao Banco Mundial.
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    Políticas educacionais para o Ensino Médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto
    (2019) FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; DEITOS, Roberto Antonio
    This article presents a reflection on the political meanings of projects and programs of educational reforms for Secondary Education after the end of the Military Dictatorship (1985-2017), having as problematic the discourse that quality education could favor democracy. The analysis of the study data was based on documents and data issued by the Federal Government, as well as interpreters of socio-political history, especially with regard to the reforms of Education, the Brazilian State and the movement of national and international capitalism, evidencing a gap between what was proposed by the documents and the implemented results. It is noteworthy that educational reforms adapted to technological changes and the crisis of capital, in relation to the process of social inclusion/exclusion.
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    Políticas educacionais para o ensino médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto
    (2019) FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; DEITOS, Roberto Antonio
    Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre os significados políticos dos projetos e programas de reformas educacionais para o Ensino Médio posteriores ao fim da Ditadura Militar (1985-2017), tendo como problemática o discurso de que uma educação de qualidade poderia favorecer a democracia. A análise dos dados do estudo teve como base os documentos e dados expedidos pelo Governo Federal, bem como os intérpretes da história sócio-política, principalmente no que se refere às reformas da Educação, do Estado brasileiro e ao movimento do capitalismo nacional e internacional, evidenciando uma lacuna entre o proposto pelos documentos e os resultados implementados. Destaca-se que as reformas educacionais se adequaram às mudanças tecnológicas e à crise do capital, com relação ao processo de inclusão/exclusão social.

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ISSN 1518-6385

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