Navegando por Autor "DEBUS, Eliane Santana Dias"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens: negação ou cosntrução de uma identidade?(2008) DEBUS, Eliane Santana DiasSocial-historical changes (the manifestations of black studies centers, discussions on prejudice and racial segregation, the emergence of multicultural studies, among others) and the educational requirements of the National Curriculum Parameters (PCNs-199
- ItemPersonagens negras nos livros de imagens do programa nacional biblioteca da escola (PNBE) para a educação infantil(2019) SPENGLER, Maria Laura Pozzobon; DEBUS, Eliane Santana DiasO artigo busca evidenciar as personagens negras nos livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil nas suas quatro edições (2008, 2010, 2012, 2014). Para tal, realizou-se o mapeamento dos títulos, 77 no total, divulgados pelo Ministério da Educação/Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (MEC/CEALE), considerando 59, pois alguns continham pequenas narrativas e palavras-chave. Desse total, foram analisados 13 títulos, dos quais cinco trazem personagens negras que estão inseridas no contexto da narrativa com outras personagens, mas sem participação ativa, e oito trazem personagens negras que participam da narrativa. Desses oito, em quatro as personagens negras são protagonistas, a saber: Bem me quero, bem me querem (RENNÓ, 2009a), O almoço (VALE, 1987), Mar de sonhos (NOLAN, 2012) e Quando os tam-tans fazem tum-tum (ZIGG, 2013). A partir do referencial teórico sobre o livro de imagem (BELMIRO, 2017; SPENGLER, 2017) em diálogo com os estudos sobre literatura infantil e a cultura africana e afro-brasileira (ARAUJO, 2015; DEBUS, 2017, REYES, 2010), a análise busca evidenciar qual a representação proposta por essas narrativas e suas contribuições, ou não, para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).
- ItemPersonagens negras nos livros de imagens do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil(2019) SPENGLER, Maria Laura Pozzobon; DEBUS, Eliane Santana DiasThe article seeks to highlight black characters in picture books in the collection of the National School Library Program (PNBE) for Early Childhood Education in its four editions (2008, 2010, 2012, 2014). To this end, titles were mapped, 77 in total, published by the Ministry of Education/Reading and Writing Literacy Center (MEC/CEALE), considering 59, as some contained small narratives and keywords. Of this total, 13 titles were analyzed, five of which bring black characters who are inserted in the context of the narrative with other characters, but without active participation, and eight bring black characters who participate in the narrative. Of these eight, in four, the black characters are protagonists, namely: 'I love myself, they love me' (RENNÓ, 2009a), 'Lunch' (VALE, 1987), 'Sea of dreams' (NOLAN, 2012) and 'When the tam-tans do tum-tum'(ZIGG, 2013). From the theoretical framework on the picture book (BELMIRO, 2017; SPENGLER, 2017) in dialogue with studies on children's literature and African and Afro-Brazilian culture (ARAUJO, 2015; DEBUS, 2017, REYES, 2010), the The analysis seeks to highlight the representation proposed by these narratives and their contributions, or not, to the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER).