Navegando por Autor "DALMASO, Alice Copetti"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPara disparar leituras e escritas, para pensar na pesquisa e na docência: experimentando um espaço da pós-graduação em educação(2016) DALMASO, Alice Copetti; GARLET, Francieli Regina; OLIVEIRA, Marilda Oliveira deThese writings aim to present an account – and are intended as a report – about an experimentation produced in a postgraduate formative space, a doctorate in Education. Some short stories by Mozambican writer Mia Couto were used as triggers so that, through their readings, writings and thoughts on teaching could be produced. The encounter with some authors about difference's thought, such as Deleuze, Larrosa and Levy, and with the colleagues’ production, makes us think the place of research, in relation to what can be discussed as researching, not so much bylimiting it to protocols but as a space of experimentation and a way of thinking our places of teaching, of creating other relations with language and life. To essay ourselves, to essay teaching and research as experience for establishing another relation with the self and the world.
- ItemUma leitura (e escrita) que nos move: costurando possibilidades entre educação e a literatura de Mia Couto(2016) DALMASO, Alice Copetti; OLIVEIRA, Marilda Oliveira deExploramos as linhas deste artigo ao nosso modo de responder “O que é ler?”, “O que é ler Mia Couto?” Aventura da leitura que dispare o desejo de escrever: movimento de encontrar na materialidade literária a promoção da ação da escrita, traçando possibilidades de pensar a formação em educação em consonância com esse movimento. A partir de contribuições de autores, como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre outras vozes), temos produzido o que, nestes escritos, nomeamos como experimentações: relações de escritas, de produção de pensamento, a partir e com a leitura de alguns escritos do escritor Mia Couto. Experimentar como essa literatura nos movimenta a mapear possibilidades de produzir experiência com a leitura e a escrita, de criar espaços e tempos de liberdade e de não embrutecimento.