Navegando por Autor "CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva"
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- ItemAlterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública(2018) CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; FREIBERGER, Lorena Dominique VilelaCom este texto objetivou-se discutir a educação superior frente às recentes alterações da política educacional brasileira. Questiona-se: que características são assumidas pela educação superior no contexto das atuais políticas educacionais? Que limites e perspectivas estão postos para a universidade pública? A análise é desenvolvida tendo por base a abordagem materialista histórica, utilizando-se de discussão bibliográfica e análise de documentos. Entre os resultados, destaca-se que a educação superior passou por alterações significativas desde 1990 e que, assumindo a lógica operacional, ampliou a quantidade de vagas e de instituições, mantendo-se direcionada pelo desenvolvimento econômico. Finaliza ressaltando a importância do acompanhamento e da luta política em prol da garantia de uma educação superior de qualidade.
- ItemAs novas diretrizes para o ensino médio e os “antigos” desafios escolares(2013) CZERNISZ, Eliane Cleide da SilvaEsse texto tem como objetivo analisar as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Para tanto, utiliza discussão bibliográfica e análise de normativas para a educação básica e questiona que alterações as diretrizes trazem ao ensino médio e que desafios significam ao trabalho escolar. Desenvolve um estudo sobre as mudanças econômicas e políticas que, a partir de 1990, redefinem a educação. Aponta que a educação média brasileira se insere nas definições de uma política educacional mais ampla, requerendo a promoção da educação para todos e reforçando a ênfase na inclusão social. Finaliza a discussão, destacando que as novas diretrizes exigem da escola a compreensão das políticas educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem, considerado, um “antigo” desafio.
- ItemPropostas de inovação e redesenho curricular: o ensino médio em questão(2017) CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; BATISTÃO, Marci; PIO, Camila Aparecida.Discutir as recentes propostas para reestruturação curricular do ensino médio é o objetivo deste artigo. Por meio de análise de legislação e de documentos de governo, questionam-se os objetivos das alterações curriculares processadas pelas últimas diretrizes curriculares para o ensino médio, assim como pelo Programa Ensino Médio Inovador. A década de 1990 é o ponto inicial deste trabalho, pois se caracteriza como período de reestruturação econômica e política, momento em que ocorre um redirecionamento econômico dos países periféricos, assolados por problemas com origem na crise capitalista, e, também, época em que a educação desponta como solução para os problemas e estratégia para moldar uma nova sociabilidade. Como resultados, destaca-se que as alterações em curso, que pretendem reestruturar o ensino médio, possibilitando acesso aos alunos, sua permanência e conclusão do curso, não se dissociam do projeto de sociedade que visa a mantê-la vinculada ao desenvolvimento econômico.