Navegando por Autor "CRUZ, Willian José da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExperimentos mentais na multiplicação de números naturais: reflexões teóricas por meio de uma metodologia alternativa(2023) CRUZ, Willian José daEste artigo faz parte da pesquisa teórica intitulada “A semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática”. Tem como objetivoapresentar uma reflexão teórica, por meio dos Experimentos Mentais,acerca da operação de Multiplicação com números naturais. Os Experimentos Mentais são conceituados comoformas que o sujeito poderepresentar o próprio pensamento, sendo este colocado como objeto de consideração no desenvolvimento de um conceito, atividade ou problema em Matemática, por meio de um contexto teórico bem definido, o qual é chamado de sistema de representação, cumprindoo papel de mostrar a coerência do próprio conceito(ouaté mesmo a sua modificação)e verificar a possibilidade de aplicação desseconceito em situaçõesdiversas.Essestiposde experimentos, no contexto da Educação Matemática,podem serconsideradosuma metodologia alternativa para o ensino de Matemática. A aplicação dessametodologia tem importância no ensino e respectivamente na aprendizagem da Matemática, por proporcionaro desenvolvimento deum ambiente de investigação e de reflexão, trabalhando em universos semânticos distintos,no entendimento daatividade e/ou do problema proposto, gerando debates e contradições
- ItemO uso dos experimentos mentais como possível metodologia de ensino da matemática: um olhar epistemológico(2021) CRUZ, Willian José daEste artigo faz parte dos resultados da pesquisa teórica Semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática. O objetivo deste texto é apresentar as características dos Experimentos Mentais, no intuito de externá-los como uma possível metodologia para o ensino de Matemática. Para alcançarmos tal objetivo, empreendemos um caminho metodológico que buscou analisar livros textos, artigos e outras fontes, as quais nos permitiram interpretar os aspectos epistemológicos do conhecimento matemáticoe sua ressonância no ensino. Essas interpretações nos conduziram ao entendimento de quão é importante a aplicação dos Experimentos Mentaisno desenvolvimento de uma dada atividade ou prova matemática, no processo de ensino e de aprendizagem desta ciência.Experimentos Mentaissão formas que o sujeito tem de colocar seus próprios pensamentos, ancorados a um contexto bem definido, por meio de uma representação, como objeto de consideração numa dada prova e/ou atividade matemática.