Navegando por Autor "CRUZ, Pedro José Santos Carneiro"
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- ItemA dimensão da autonomia nas práticas de extensão em educação popular(2020) SILVA, Ione Gomes da; BOTELHO, Bruno Oliveira de; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro; MACHADO, Aline Maria BatistaO estudo busca analisar a dimensão da autonomia como um dos elementos teórico-metodológicos orientadores dos projetos de extensão em educação popular. Procuramos averiguar a compreensão de estudantes extensionistas sobre a autonomia nos trabalhos, nos cenários de prática e identificar se a autonomia se apresenta como uma das categorias fundamentais. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. Inferiu-se que, no âmbito do projeto de extensão, há estimulo ao desenvolvimento da autonomia dos discentes, porém ainda é preciso avançar em alguns aspectos para que venha a promover de forma mais satisfatória essa dimensão, especialmente no que se refere a sua promoção na comunidade.
- ItemExtensão popular: bases teórico-metodológicas(2021) CRUZ, Pedro José Santos Carneiro; ARAÚJO, Renan Soares; MÉLO, Celâny Teixeira; RODRIGUES, Ane Flávia SouzaO presente artigo se propõe a desenvolver uma abordagem teórica-metodológica da concepção de Extensão Popular. Para tanto, parte do delineamento de alguns aspectos teóricos e metodológicos importantes para compreender o desenvolvimento histórico-conceitual da Extensão Popular. Em sequência, busca evidenciar a sua compreensão enquanto ponto de partida da ação universitária, articulando ensino e pesquisa para uma aplicação edificante da ciência, por meio da construção compartilhada do conhecimento. Ademais, destaca-se questões relevantes para o debate e a mobilização do processo de (re)pensar e (re)fazer das práticas extensionistas, quanto à sua interface com uma perspectiva decolonial.
- ItemReflexões epistemológicas sobre a extensão universitária: contribuições ao diálogo de saberes(2022) ARAÚJO, Renan Soares de; CRUZ, Pedro José Santos CarneiroEste artigo reflete sobre a extensão universitária como lugar de construção de conhecimentos, o que se dá por meio do encontro e diálogo entre diferentes saberes. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo descritivo, fundamentando-se na modalidade da revisão narrativa, a qual baseou-se nas obras de três autores. Nessa acepção, Freire salienta a extensão como ato dialógico de comunicação; Santos propõe a constituição de uma ecologia de saberes e; Fleuri assinala a construção de um conhecimento conversitário. Finalmente, evidencia-se pressupostos teórico-metodológicos que exprimem a relacionalidade do conhecimento, concebendo-o como fruto de um processo dialógico.