Navegando por Autor "CRUZ, Lilian Moreira"
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- ItemA educação como direito fundamental do/a estudante na pandemia da COVID 19: o ensino remoto e a realidade de escolas públicas de um município do interior baiano(2021) CARVALHO, Cosmerina de Souza de; CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Lívia AndradeEste artigo discute a temática da educação no período pandêmico de 2020, com foco na realidade das escolas públicas, de um município do interior do sul da Bahia. Nessa perspectiva, objetivou analisar o contexto da educação escolar em cenário de pandemia. Para tanto, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva; utilizamos como instrumento para produção de dados um questionário, aplicado no formato virtual, que foi respondido por 07 docentes da Educação Básica. Os resultados revelam as desigualdades sociais e o empobrecimento do ensino/aprendizagem de estudantes da escola pública, a precarização da profissão docente e a necessidade de ações imediatas com vistas a garantir o direito a educação.
- ItemContribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar(2021) CARVALHO, Cosmerina Souza; CRUZ, Lilian MoreiraEste artigo objetiva apresentar um relato de experiência de uma gestão escolar, quebuscoupautarsuaspráticasnosprincípiosdapedagogiafreirianaecontribuirparaformação permanente dos/as docentes e discentes. Para tanto, adotamos uma pesquisade abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Os dados mostram que agestãoincentivouos/asdocentesabuscaraautoformação;atransformaroespaçoescolar em um ambiente propício para aprendizagem; para isso, reelaboraram o projetopedagógico da escola com a meta de diminuir o fracasso escolar, realizaram reuniões nosbairrosondeos/asalunos/asresidiam,realizaramvisitasdomiciliares;ministraramseminários internos para refletir sobre a prática pedagógica.Os resultados refletirampositivamente nas taxas de aprovação que subiram no 1º, 2º e 5º ano para 100%, do 3º anopara 80% e do 4º ano para 83,6%. A taxa de evasão caiu para 0,3%. O índice de atestadosmédicos e licenças médicas dos/as professores/as e funcionários/as diminuíram. Houvemudançasprofundasnocomportamento,assiduidade,pontualidadeerendimentosdos/asalunos/as.Contudo,nãohouveoapoioefetivodasecretariamunicipaldeEducaçãopararealizarareformadaescolaedisponibilizarprofissionaiscuidadores/as.Emsíntese, educação dequalidadese fazcomoengajamento detodos/as.