Navegando por Autor "CREPALDI, Nilza Pereira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLetramento digital: uma prática de leitura pelo Google Classroom no ensino fundamental II(2019) CREPALDI, Nilza Pereira; SANTOS, Annie Rose dosO artigo apresenta um processo de leitura via aplicativo do Google, mediado pelo gênero condutor conto de fadas em sintonia com outros gêneros discursivos, e destinado a alunos da rede pública do ensino fundamental II. A pesquisa respalda-se na abordagem enunciativa da linguagem e nas metodologias de Solé (1998) e Cosson (2014). Os resultados demonstram que a articulação da exploração da multimodalidade da linguagem com recursos da web possibilita ao professor reconfigurar o seu papel de mediador, e os alunos exercitam a navegação on-line, compreendendo e respondendo ao processo de leitura, refletindo criticamente a sua realidade e ganhando autonomia.
- ItemMediação pedagógica no ensino à distância: o papel do tutor em ambientes colaborativos de aprendizagem(2021) CREPALDI, Nilza Pereira; SANTOS, Annie Rose dosEste relato de experiência tem como foco levantar informações sobre o papel do tutor na Educação a Distância (EaD) como promotor da afetividade, orientador e motivador no processo colaborativo de aprendizagem em fórum de discussão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de análise direta, com respaldo teórico nos Referenciais de Qualidade (BRASIL, 2007) e em outros documentos oficiais, bem como em estudos de autores que versam sobre tutoria e mediação online. Salienta-se que a expansão da EaD e a sua qualidade, no processo pedagógico, é possível mediante a inserção de novas tecnologias e também pelo bom desempenho dos tutores.