Navegando por Autor "COSTA, Sinara Almeida da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA brincadeira de faz de conta de papéis sociais na produção acadêmica brasileira (2010-2016)(2020) LIMA, Géssica de Aguiar; COSTA, Sinara Almeida daEsta pesquisa tem como objetivo investigar a produção científico-acadêmica sobre as brincadeiras de faz de conta de papéis sociais no contexto da educação infantil, especificamente na pré-escola, nos trabalhos publicados no período de 2010 à 2016, nos bancos de dados da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Grupo de Trabalho “Educação de Criança de 0 a 6 anos (GT07), das Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Com base em princípios da Teoria Histórico Cultural, a priori, foi feita a seleção das pesquisas que trouxeram a brincadeira de faz de conta na temática. Depois, através da leitura minuciosa dos resumos, foram selecionadas as pesquisas que trataram do objeto estudado e que indicaram a importância do meio social para o processo de humanização das crianças. Vinte e cinco trabalhos foram categorizados conforme discussões de temáticas afins. Os resultados revelam que as condições de vida das pessoas interferem no modo como as crianças brincam e percebem o meio social; o professor precisa participar e viabilizar a brincadeira de faz de conta, planejando, enriquecendo os contextos, intervindo e avaliando as crianças no momento do brincar. Além disso, constatou-se serem poucos os registros, em nível nacional, de pesquisas que investiguem o brincar de faz de conta de crianças das cidades da Amazônia.
- ItemContação de história: aprendizagens de quem narra e de quem ouve(2023) PACHECO, Francisco Egon da Conceição; BRITTO, Luiz Percival Leme; COSTA, Sinara Almeida daEste ensaio enfoca a contação de história tendo por base a tese de que ela se realiza no movimento vivo da unidade social entre quem narra, quem ouve e a história narrada. Refutando sua concepção mais frequente de fundo subjetivista e relativista, sustenta-se, com base em Lev Vigotski, o caráter essencialmente histórico-cultural da subjetividade e da imaginação e que apenas nessa dimensão se pode compreender sua pertinência cultural e pedagógica. A contação de história não é uma atividade simples, exigindo suporte conceitual e sensibilidade artística por parte de quem conta. Pedagogicamente, a experiência cultural da criança necessita ser ampliada, pluralizada ao máximo, e a contação de história representa uma possibilidade nesta direção.
- ItemEducação infantil: história, formação e desafios(2019) FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar; COSTA, Sinara Almeida daWhereas the historically analytical exercise is essential to understand and overcome the obstacles that hinder the development of public policies focussedon the improvement of early childhood education in Brazil, in this theoretical article we intend to present some historical elements about the different origins of nurseries and preschools, and to discuss the roles assumed by the early childhood educationteachers throughout the centuries. Finally, we aim to identify what are the challenges to be faced in teacher qualification nowadays. We argue that the improvement in the educational services provided to young children relies on committing to a qualified training of the teachers, along with raising awareness about the importance of the Brazilian government prioritizing education in its fiscal policy, specially children‟s education.