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Navegando por Autor "CORREIA, Fábio Caires"

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    “Conformar-se à vida real”: sobre o(s) sentido(s) do conceito de formação em Adorno
    (2025) CORREIA, Fábio Caires; CAIRES, Paula Taís Bonfim; BARBI, Kathy Briones; CAPOBIANCO, Nathiara Cristina
    O objetivo do presente texto é pensar o núcleo em torno do qual se desenvolve a “teoria crítica da educação” de Theodor W, Adorno, ou seja, o conceito de Bildung, Adorno insiste na ligação entre este e a cultura, tornada efetiva quando a Bildung se expressa no seu caráter inevitavelmente contraditório em relação à ordem estabelecida, e não no seu caráter afirmativo, ou seja, de conformação do indivíduo à lógica social dominante, A crítica adorniana à indústria cultural encontra na semiformação seu correlato subjetivo, Essa não é uma formação incompleta, mas um processo deliberado de deformação intelectual que molda indivíduos incapazes de pensamento crítico e experiências autênticas, A indústria cultural, ao oferecer um mundo padronizado e fragmentado, aliena os indivíduos de si mesmos e dos outros, promovendo um hedonismo vazio e uma busca incessante por reconhecimento dentro de um universo autorreferencial, Somente uma educação que resgate o valor da experiência individual e fomente a reflexão crítica pode contrapor-se a essa lógica de dominação e oferecer uma alternativa emancipatória,
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    Nature technological and ethical action: paths for environmental education since Hans Jonas
    (2023) CORREIA, Fábio Caires; SILVA, Rafael Furtado da; CARDOSO, Deisiane Neves de Oliveira
    Tornar as questões ambientais fundamentalmente necessárias e urgentes nestes tempos e trópicos, tempos de uso massivo nos últimos dois séculos e especialmentepós-Segunda Guerra Mundial das tecnologias de produção, significa requerer o mínimo existencial, ou seja, condições razoáveis para uma boa qualidade de vida. O objetivo deste artigo é duplo: por um lado, pretendemos apresentar a contribuição filosófica de Hans Jonas à questão ecológica;por outro, gostaríamos de destacar como,justamente a partir dessa reflexão,é possível adquirir uma conscientização adequada desde a promoção de uma educação ambiental dos riscos ambientais ligados aos desenvolvimentos tecnológico e econômico. Primeiramente,analisamos a contribuição de Jonas para a redefinição do conceito de natureza. Em segundo lugar, procuramos esclarecer em que termos e com que consequências, segundo Jonas, a natureza humana ocupa umlugar central na revisão global doconceito de natureza e manifesta-se em termos de um princípio ético fundamental. Por fim, tentamos explicar quais as consequências daí decorrentes para a proteção da ecologia inteira.

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ISSN 1518-6385

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