Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CORRÊA FILHO, Itamar de Oliveira"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Origem, expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
    (2022) CORRÊA FILHO, Itamar de Oliveira; PAIXÃO, Jairo Antônio da; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e
    A Educação profissional e tecnológica assume nos últimos anos um importante papel de transformação social e de construção da cidadania de vários jovens e adultos brasileiros. Porém, os Institutos Federais ainda assumem para o capital a imagem de instituição de ensino que tem como finalidade atender prioritariamente à formação e à certificação de mão de obra para o mercado de trabalho local. Assim, para compreender os caminhos e as perspectivas futuras da Educação profissional e tecnológica é fundamental conhecer e interpretar sua historicidade e entender a conjuntura social, econômica e política em que a Rede Federal e os Institutos Federais se constituíram. O presente estudo teve como objetivo realizar uma retrospectiva sobre os avanços e os retrocessos da Educação profissional e tecnológica no Brasil, considerando o período compreendido entre o Brasil Império até o fim do governo do presidente Michel Temer (2018), e, por meio desses dados, analisar os caminhos e as perspectivas futuras da Educação profissional e tecnológica no país. Destacou-se as transformações significativas que marcaram a Educação profissional e tecnológica no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em conclusão, notou-se uma considerável evolução social e educacional com os processos de expansão e de interiorização da Rede Federal, em que o principal objetivo foi reduzir os abismos educacionais nos processos formativos de jovens e adultos brasileiros. Todavia, compreende-se ainda as dificuldades impostas pelo atual governo e pelo sistema capitalista para a continuidade de um projeto educacional audacioso e necessário para o ensino profissional no Brasil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os percursos sociais e escolares de estudantes de cursos técnicos da educação profissional e tecnológica
    (2024) CORRÊA FILHO, Itamar de Oliveira; PAIXÃO, Jairo Antônio da
    O objetivo do presente artigo foi investigar elementos do percurso social e escolar dos estudantes dos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio do IF Sudeste MG, Campus Muriaé e identificar sua origem social, mediante uma análise sociológica. O debate teórico fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Bourdieu e de autores do campo da Sociologia da Educação. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e se utilizou da entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Identificou-se que, em sua maioria, os estudantes são originários de camadas populares. Destacou-se o alerta para que os Institutos Federais não se tornem espaços de eliminação branda de alunos do sistema educacional nem ambientes de reprodução das desigualdades sociais e escolares.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão