Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CORRÊA, Roberta Guimarães"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A formação inicial de professores de química sob o olhar dos coordenadores dos cursos
    (2016) CORRÊA, Roberta Guimarães; MARQUES, Rosebelly Nunes
    Apesar do reconhecimento da necessidade de mudanças e da produção constante de estudos sobre a formação inicial, os cursos de licenciatura ainda apresentam questões que precisam ser discutidas. Tais questões estão relacionadas à dificuldade de superar o déficit de professores da educação básica e também referentes ao tipo de formação oferecida nos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (IES), que parece não atender as atuais demandas educacionais brasileiras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Eu só quero criar peixes! A construção de significados para conceitos químicos em um curso de aquacultura
    (2023) QUADROS, Ana Luiza de; FERREIRA, Dalva Ester da Costa; CORRÊA, Roberta Guimarães
    A partir de perspectivas construtivistas, a aprendizagem implica na busca pelo significado das “coisas”. Aprender Química na sala de aula, portanto, remete à construção de significados para os conceitos que ali circulam e, no Ensino Superior, é indicado que esses conceitos sejam associados ao campo de trabalho futuro do aprendiz. Com o objetivo de construir significados na disciplina de Química Geral ofertada aos estudantes de um curso de Aquacultura, desenvolvemos as atividades que culminaram neste trabalho. Para isso, usamos estratégias oriundas da aprendizagem baseada em problemas em uma turma de estudantes desse curso e analisamos o envolvimento deles com as atividades. Observamos uma valorização do conteúdo desenvolvido e uma participação ativa dos estudantes em todas as etapas. A maior valorização da disciplina observada nessa turma pode trazer implicações para os professores de Química Geral, além de nos desafiar a planejar novas experiências.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão