Navegando por Autor "CORAZZA, Sandra Mara"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença(2015) ADÓ, Máximo Daniel Lamela; CORAZZA, Sandra MaraThis paper presents some aspects of Georges Perec’s works in order to discern a sociographic writing that functions as a didactics that both transcreates daily life and produces presence – a presence produced by a way of operating in writing with the purpose of recreating atmospheres and states of mind consisting of class elements that have been scarcely developed, i.e. the relationship with their flowing materialities. It also seeks for guidance from Perec’s sociographic writing to enable the reading of the meeting of teachers and students with other surrounding matters that also affect their intellects. It is about developing procedures for a transcreating didactics of daily life by appropriation of literary writing as thought.
- ItemEscrileituras tradutórias: reinvenção empírica do arquivo(2018) CAMPOS, Maria Idalina Krause de; OLEGÁRIO, Fabiane; CORAZZA, Sandra MaraThis paper attempts to think about the file as a thought plan that is open to translating actions in education. It regards the translation of a source text crossed by flow-movements as via of reading-writings that promote the empirical reinvention of data and become an affirming potency in the field of education. In this process, the translator-educator is taken by an intensive force that makes the existent vary, thus producing new imaginative connections that intersect and are updated in experimental actions crossed by philosophical, scientific, artistic and literary elements. Such encounter enables affirmative teaching practices, once the translator-educators are not bound to reproduce the original knowledges, as they attribute new and multiple meanings to the source text while translating, thus expressing and constructing new realities articulated with a poetics of writing. Hence, the knowledge contained in a certain file becomes a possibility of invention and fiction, as it is a generative and didactical support for new knowledges daily experienced in contemporary teaching and education.
- ItemFormação do professor-pesquisador(2015) MATOS, Sônia Regina Luz; SCHULER, Betina; CORAZZA, Sandra MaraO Programa Observatório da Educação (OBEDUC) faz parte da política nacional de formação continuada de professores. Por meio desta macropolítica, o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida (PPGEDU/UFRGS) participa desse espaço político articulando a pesquisa entre a escola e a universidade. Tal articulação efetiva-se num dos recortes do funcionamento do Projeto. O presente texto apresenta a experiência da entrada do Projeto numa escola; o professor titular de uma das turmas desta escola ocupa o espaço de professor-pesquisador no grupo da universidade. Este professor-pesquisador elaborou o seu projeto de pesquisa, executando-o por meio de ateliers na escola. O projeto do professor foi composto pelos conceitos nietzscheanos da vontade criadora, que dispara a necessidade de produção de uma criação pedagógica. A partir deste território conceitual nos foi possível efetuar a perspectiva do “aprendizado que afirma a vida”. Então, mostraremos a produção da criação pedagógica que o professor-pesquisador denominou de didática genealógica. Essa didática foi experimentada nos ateliers, junto aos alunos de ensino fundamental em uma escola municipal de Porto Alegre–RS.
- ItemO pensamento da filosofia da diferença que sonha signos do arquivo da Educação(2021) REIS, Marina dos; CORAZZA, Sandra MaraVia a Filosofia da Diferença, este artigo ensaia dobras conceituais de sonho e escrita, e transcria a docência-pesquisa desejosamente em seu direito de sonhar o Arquivo da Educação em sua poesia curricular. Apresenta problematizações ao aprendizado pela lógica do sonho rumo à poética da tradução. Em seu desenvolvimento empírico, introduz os conceitos de Sonhografias e de Aulas-Sonho como gatilhos ao pensamento. Permanece inconcluso e aberto no sonho do arquivo em seus signos desejosos por invenção docente.