Navegando por Autor "CONSALTÉR, Evandro"
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- ItemA prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19(2022) FÁVERO, Altair Alberto; FARIA, Talia Leite de; CONSALTÉR, EvandroNo contexto da pandemia, vivemos a incerteza de quando a vida tornará a sua normalidade. Esse momento de incerteza nos impulsiona a reflexão sobre o atual cenário, os desafios e possibilidades dessa nova forma de viver. Pensando nisso, o presente estudo de cunho bibliográfico hermenêutico busca refletir acerca da prática pedagógica e do ensino de filosofia no atual contexto, atendo-se aos seguintes problemas: é possível uma prática pedagógica de qualidade em meio a esse cenário? De que modo o ensino de filosofia pautado na reflexão pode ser possível na modalidade à distância? Para dar conta de tais questões, buscamos nas reflexões de Antunes Neto (2020) e Barreto; Rocha (2020), o diálogo acerca da possibilidade da prática pedagógica em tempos de pandemia, assim como a possibilidade do ensino de filosofia por meio da reflexão presente nos escritos de Trombetta (2013).
- ItemElementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais(2019) CONSALTÉR, Evandro; FÁVERO, Altair AlbertoThe present study is the result of an analytical bibliographical research about the constitution of the research field in education and its derivation to the line of research in educational policies. In order to do so, we first set out some considerations about the constitution of the field of research in education based on the findings of André (2001), Bourdieu (1996), Charlot (2006), Gatti (2012) and Tello (2013). Then, the research line was contextualized educational policies based mainly on the definitions of Ball (2006). It dealt in particular with the theoretical and methodological definitions, as well as with some epistemological and pragmatic elements, such as temporal cut-outs and the location of the research. Finally, some initial considerations were presented on the basic requirements for conducting good research in this research line and, from them, the possibility of qualifying state policies for education.
- ItemInterfaces das políticas educacionais sobre a produção científica e formação de pesquisadores na América Latina(2019) CONSALTÉR, Evandro; FÁVERO, Altair AlbertoO presente texto constitui-se em uma resenha do livro “Produção do Conhecimento Científico e Formação do Pesquisador na América Latina: as investigações de políticas educacionais em xeque”, publicado pela editora Mercado de Letras, em dezembro de 2017. A coletânea é organizada pela Professora Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e é fruto dos resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido no período de 2014 a 2016 pelos pesquisadores da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – RIEPPES. Com sede no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, a Rede também está vinculada ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GIEPES, com sede na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. A obra em questão reúne textos de pesquisadores do Brasil, Chile, México e Espanha. A coletânea oferece uma rica e importante contribuição para a discussão dos rumos das políticas de formação de pesquisadores e da produção do conhecimento na área das políticas educacionais.