Navegando por Autor "COMITÊ EDITORIAL"
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- ItemCONAE 2023/2024: novo marco nas lutas por um Sistema Nacional de Educação(2023) COMITÊ EDITORIAL
- ItemNão à militarização das escolas(2023) COMITÊ EDITORIALA primeira publicação deste ano de 2023 oferece o dossiê Militarização das escolas públi-cas no Brasil: tensões e resistências (v. 17, n. 37), que tem como ponto central a concepção de que é fundamental desmilitarizar as escolas para salvar a educação pública e a demo-cracia. As professoras Catarina de Almeida Santos, Miriam Fábia Alves e Andréia Mello Lacé, estudiosas da temática, não pouparam esforços na organização desta publicação, reunindo contribuições importantes voltadas à discussão do preocupante panorama edu-cacional. Conforme nos demostram as organizadoras e os textos que compõem o dossiê, o processo de militarização das escolas públicas vinha se desenvolvendo no país, mas tal situação ganhou outros contornos após a eleição de Jair Bolsonaro.
- ItemO cotidiano escolar(2024) COMITÊ EDITORIALA Retratos da Escola, espaço de comunicação da Confederação Nacional dos Tra-balhadores da Educação – CNTE, traz a público o primeiro número de 2024, v. 18, n. 40, 2024. Esta edição pretende nos manter presentes na construção demo-crática do nosso país, sempre voltados/as ao desenvolvimento de uma educação pública, laica, de qualidade social, à redução das desigualdades sociais, à abolição de qualquer tipo de violência e discriminação. Mesmo sabendo que tensões e disputas entre diferen-tes projetos de sociedade e educação fazem parte da dinâmica da vida democrática, não podemos relativizar nem embarcar em propostas regressivas aos avanços já atingidos.
- ItemO novo Plano Nacional de Educação e a efetiva institucionalização de um Sistema Nacional de Educação(2024) COMITÊ EDITORIALEsta é uma edição especial da revista Retratos da Escola, dedicada ao futuro da educação brasileira, projetado para o próximo decênio pelo Plano Nacio-nal de Educação – PNE. O Comitê Editorial, com amplo apoio da diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, conscientes da importância do protagonismo da educação e de seus trabalhadores e trabalhadoras na atual conjun-tura de redemocratização do país, dedicou o melhor de seus esforços para organizar esta publicação