Navegando por Autor "CIRÍACO, Klinger Teodoro"
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- ItemA produção da ANPED sobre professores iniciantes e grupos colaborativos em educação matemática (2000-2015)(2020) CIRÍACO, Klinger Teodoro; MORELATTI, Maria Raquel MiottoAnalisar a produção do conhecimento sobre a tendência investigativa dos trabalhos publicados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED- constitui-se foco central deste artigo.
- ItemCaracterização da produção do conhecimento sobre professores que ensinam matemática em cursos de pedagogia (2009-2019)(2022) SANTOS, Cícero Augusto dos; CIRÍACO, Klinger TeodoroCaracterizar a produção do conhecimento sobre formação e o trabalho de professores formadores, que ensinam Matemática em cursos de Pedagogia, é o objetivo deste artigo. Para tanto, levantamos teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação na última década, procedimento que faz parte da primeira etapa de uma investigação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em desenvolvimento na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. O referencial teórico abarca discussões sobre a presença da Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais, campos do conhecimento que a literatura especializada julga pertinente à abordagem, bem como a docência no Ensino Superior, uma vez que o estudo mais alargado centra-se na possibilidade de responder: Quem ensina Matemática em cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo? Entendemos que compreender o que dizem estudos/pesquisas realizados anteriormente auxilia no processo de constituição do referencial teórico-metodológico nos constructos que compõe fundamentos argumentativos da validade de um projeto de investigação que visa encontrar respostas à indagação posta. Em termos metodológicos, objetivou-se mapear trabalhos de mestrado e/doutorado defendidos no período de 2009 a 2019 com base em uma experiência do tipo “Estado da Arte”. Qualitativamente, os resultados empreendidos nas investigações anteriores possibilitam aprimorar a pesquisa em curso, a qual perspectivamos contribuir com a produção do conhecimento em Educação Matemática e formação de professores ao olharmos, especificamente, para as práticas de ensino de Matemática no Ensino Superior quando do momento de inserção dos pesquisadores na produção de dados empíricos.
- ItemEnsino, pesquisa e extensão na formação inicial e continuada de professores(as) que ensinam matemática na perspectiva do trabalho colaborativo(2022) CIRÍACO, Klinger Teodoro; COSTA, Daniana de; CORRÊA, João Vítor DornelasO objetivo do artigo centra-se em compartilhar encaminhamentos e resultados de uma "Atividade Curricular de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão"(ACIEPE)±realizada na Universidade Federal de São Carlos ±UFSCar, CampusSão Carlos ±SP, durante o ano de 2020, que teve como propósito a formação inicial e continuada de professores(as) que ensinam Matemática, tendo em vista práticas promotoras de atitudes positivas em relação ao conhecimento matemático na Educação Básica. Neste contexto, foi desenvolvida uma ação formativa que teve como fundamento aprofundar estudos teóricos no campo das Tendências em Educação Matemática, pelo viés da Psicologia daEducação Matemática, para encaminhamentos metodológicos de possibilidades do desenvolvimento de atitudes favoráveis à Matemática.A pretensão é, com base no trabalho colaborativo entre os integrantes do grupo constituído (futuros/as professores/as e professores/as),refletir sobre a prática docente a partir da análise de casos de ensino que possibilitaram mobilizar conhecimentos e saberes docentes.Para esse fim, o presente artigo toma como objeto de discussão e análise um episódio envolvendo um caso de ensino em quesão explorados alguns aspectos daModelagem Matemática. A dinâmica dos encontros ocorreu de modo síncrono (via Google Meet) nos pressupostos dialógicos do trabalho colaborativo em que nas sessões foram oportunizadas a discussão e debate sobre o referencial teórico estudado ao longo da experiência formativa. Posteriormente, foram elaboradas e validadas tarefasno contexto do grupo. Estima-seque, com o término da ação, todos(as) tiveram possibilidades de formar atitudes mais positivas com a disciplina, haja vista os excedentes de visão decorrente do diálogo coletivo em Educação Matemática
- ItemEntre “sobrevivências” e “descobertas": a professora iniciante no ciclo da alfabetização.(2020) CIRÍACO, Klinger Teodoro; SILVA, Adriana Correa daWe discuss literacy teacher’s practices in her early years of teaching from her "survivals" and "discoveries" when acting in the 2nd year of elementary school. The objective of the research is to characterize elements that constitute professional identity, as well as to describe the challenges of pedagogical practice. The theoretical framework includes questions related to teacher training, early career and literacy practice. The methodological approach is qualitative, descriptive-analytical. We used data collected based on observation in the classroom and on a semi-structured interview script. Considering the objectives and bases of this study, it is possible to affirm that the intersection of information made it possible to carryout an analysis based on how the teacher organizes her practices and, at the same time, she becomes a teacher by teaching to read and write. The data also revealed that the first years of teaching are fundamental for the construction of identity, a periodin which a lot of dedication and commitment is required to develop their skills in the literacy process and to stabilize their career. In addition, in the case studied, it was observed that the teacher constitutes her practice from the experiences of which she participated as a student of Basic Education. This makes it difficult to work with heterogeneity in the classroom and leaves negative marks regarding literacy, since it seems that there is a practice that children learn to read and write by copying the information transmitted.