Navegando por Autor "CERVI, Gicele Maria"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEspaços e tempos de escolarização: marcas dos dispositivos disciplinares(2019) SCHÜT, Monique Cristina Francener Hammes; CERVI, Gicele MariaO objeto de estudo é a escola. O artigo problematiza como a escola contemporânea e nela o dispositivo disciplinar da vigilância produzem efeitos sobre os corpos. Trata-se de uma pesquisa pós-crítica. Os instrumentos de produção de dados foram: fotografias e o diário de campo. Infere-se que a escola é uma maquinaria, que através do dispositivo disciplinar da vigilância produz, na instituição pesquisada, corpos que se movimentam, mas que silenciam, são obedientes, consumistas, participativos, polícia de si e dos outros, corpos que se encontram, que resistem e constroem linhas de fuga.
- ItemFanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação(2016) AUGSBURGER, Luiz Guilherme; CERVI, Gicele MariaLiving in a society where the information is growing at each second and the determinations multiply everywhere; in a society where the modulations are more and more extensive and intensive – continuous control, nothing is finished, everything must be in a flow which shapes, it constantly in/conform –, in a Society of control,how to resist? It isdriven by this question that this writ seeks to articulate Fanzine's potentials, as vacuoles of noncommunication, and Workshop's potentials, as practice of freedom, for an educational molecular practice. This text search the creating power –lines of flight, possibilities of existence etc. – by the hadcraft production of maganize, as material of expression made up by a patchwork (Fanzine), and Workshop's experimental methodology, as deschooling educational practice (molecular). However, if on the one hand there is, either at Fanzine as at Workshop, specially with this articulation, the power of moving to the indeterminate and thereby to enable the reinvention, the becoming, to resist actively the States apparatus and their controls; on the other hand both, Fanzine and Workshop, on their own nature, may be used in a way that end in a molar practice, in such manner that reiterate the schooling – the capture, it's always an imminence, there are no warranties or securities,j ust experimentations, care and power.
- ItemGrêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controle(2022) SANTOS, Amarildo Inácio dos; CERVI, Gicele MariaEste texto apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes membros de um grêmio estudantil de uma escola pública de Santa Catarina, buscando responder à questão: que sujeito a escola tem produzido na contemporaneidade democrática? Ancorados em base epistemológica pós-estruturalista, objetiva-se problematizar práticas democráticas de um grêmio estudantil. Os principais teóricos utilizados foram Deleuze, Guattari e Foucault. A ferramenta de produção dos dados foi o diário de campo, composto por áudios registrados em reuniões do grêmio. Apesar de o grêmio refletir a gestão democrática e se constituir em um espaço de múltiplas possibilidades, infere-se que ele opera, simultaneamente, como extensão do currículo, ao produzir os sujeitos demandados neste tempo. Sujeitos dóceis, úteis e participativos.
- ItemMagistério: que lugar é esse?(2019) PEREIRA, Lilian Alves; CERVI, Gicele MariaA formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental tinha como lócus para acontecer no nível médio. Em 1996, com a promulgação da LDB n. 9.394, essa modalidade de formação docente foi imersa em um ambíguo contexto. Ao mesmo tempo que a legislação prevê a formação docente em nível superior, o curso de Magistério permanece em funcionamento, e, assim, professores que se formam neste continuam sendo contratados. Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa documental, a qual teve por objetivo analisar a política de formação dos professores. Os objetivos específicos foram contextualizar a formação de professores em nível médio no Brasil, além disso, discutir a política de formação de professores a partir da metodologia de análise Abordagem do Ciclo de Políticas proposta por Ball e seus colaboradores. A discussão está ancorada principalmente em Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela e Schaffrath. Apesar de haver leis que apontam o nível superior como lócus privilegiado para a formação do professor, elas não significaram o fim da formação em nível médio. O mesmo sistema educacional que coloca em xeque a formação de professores em nível médio oferece essa formação e contrata os docentes formados por ela. A formação em nível médio e em nível superior coabitam no contexto da prática.
- ItemMagistério: que lugar é esse?(2019) PEREIRA, Lilian Alves; CERVI, Gicele MariaThe training of teachers for Kindergarten and the early years of Elementary School had as its locus to take place at the secondary level. In 1996, with the promulgation of LDB n. 9,394, this modality of teacher training was immersed in an ambiguous context. At the same time that the legislation provides for teacher training at a higher level, the Magisterium course remains in operation, and, thus, teachers who graduate from it continue to be hired. This article was elaborated from a documentary research, which aimed to analyze the teacher education policy. The specific objectives were to contextualize the education of secondary-level teachers in Brazil, in addition to discussing the policy of teacher education based on the analysis methodology Policy Cycle Approach proposed by Ball and his collaborators. The discussion is mainly anchored in Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela and Schaffrath. Although there are laws that indicate higher education as the privileged locus for teacher education, they did not mean the end of secondary education. The same educational system that calls into question the training of secondary-level teachers offers this training and hires the teachers trained by it. Training at secondary and higher levels coexist in the context of practice.