Navegando por Autor "CAVALCANTE, Higor Miranda"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação do v. 17, n. 2 da Travessias(2023) SILVA, Acir Dias; CAVALCANTE, Higor MirandaEsta é a edição n. 2 de 2023, que contou com temáticas transversais relacionadas aos temas de educação, cultura, linguagem e arte. Ao todo foram nove trabalhos aprovados
- ItemApresentação do v. 17, n. 2 da Travessias(2023) SILVA, Acir Dias; CAVALCANTE, Higor Miranda
- ItemApresentação do v. 17, n. 3 da Travessias(2023) SILVA, Acir Dias; CAVALCANTE, Higor MirandaFazendo uma retomada dos artigos publicados neste ano, a Travessias continua a publicartrabalhos relevantes, e isso se dá graças à qualidade das submissões que recebemos. Além disso, aleitura atenta de nossos pareceristas colabora diretamente no resultado final dos textos publicados. Voluntariamente, mesmo diante de todas as outras demandas de trabalho,os pareceristas ad hoccolaboram com a avaliação de váriosmanuscritos. Então, um especial agradecimento a todos os avaliadores e a todas as avaliadoras que emitiram parecer neste ano!O número deste último quadrimestre (setembro–dezembro) conta, mais uma vez, comtrabalhos das mais diversas áreas, dividindo-se nas seções Arte e Comunicação, Educação, Ensaios e Temas Interdisciplinares, Escrita Literária Autoral, LinguagemeLiterária.
- ItemO empoderamento na terceira idade por meio da educação a distância: o ensino de língua inglesa(2018) PIZZATO, Solange Goretti Moreira; BINI, Renan Paulo; CAVALCANTE, Higor Miranda; VASCONCELOS, Ana Maria Martins AlvesA pesquisa considera que a confluência entre tecnologia, educação e Língua Inglesa pode garantir empoderamento da terceira idade de forma mais democrática e rápida, isso considerando as vantagens das quebras de barreiras de tempo e espaço inerentes à modalidade EaD. Parte-se da seguinte problemática: como o ensino de Língua Inglesa na modalidade EaD pode contribuir para o empoderamento na terceira idade? Para responder à pergunta, essa proposição utiliza como estratégias metodológicas, na primeira parte, o método pesquisa bibliográfica, com o intuito de refletir sobre como a Língua Inglesa na modalidade EaD é importante para o empoderamento da terceira idade. A partir das contribuições teóricas, na segunda etapa, aplica-se um questionário online a um grupo de dez idosos participantes de cursos de Extensão em Línguas Estrangeiras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Eles aceitaram responder voluntariamente ao questionário para verificar se há interesse ou resistência da população idosa em aprender uma língua estrangeira por meio dessa modalidade de aprendizagem. Os critérios utilizados foram: os idosos precisariam ter certo domínio da tecnologia digital e conta em algum tipo de rede social. Apresentam-se os resultados do questionário a fim de se refletir como o grupo vê a modalidade EaD como ferramenta de aprendizagem de línguas.