Navegando por Autor "CAURIO, Michel Soares"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiálogos sul e norte global e possibilidades democráticas nas educações em ciências: entrevista com o Prof. Dr. Ralph Levinson(2024) LEVINSON, Ralph; JANNING, Daniel Prim; CARVALHO, Fabiana Aparecida de; CAURIO, Michel Soares; CASSIANI, SuzaniNesta entrevista, o Professor Dr. Ralph Levinson (University College of London) aborda questões importantes de sua experiência como educador e formador de professores de ciências. Entre os temas abordados estão a definição de controvérsias sócio-científicas, o ensino baseado em pesquisa, negacionismo, democracia e questões do Norte-Sul global no currículo escolar e de formação docente.
- ItemDiscursos de cidadania na educação em Ciências e Biologia presentes e silenciados na BNCC: qual cidadania queremos na América Latina?(2024) JANNING, Daniel Prim; MORAVSKI, Barbara Vieira de Souza; CAURIO, Michel Soares; POLANCO-ZULETA, Mara Karidy; MARIN, Yonier Alexander Orozco; SOUZA, Janaina Alves de; CASSIANI, SuzaniNeste artigo analisamos os pressupostos para a formação cidadã que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui e seus impactos no Ensino de Ciências, em especial de Biologia. Esta análise de discurso enquadra-se na segunda fase do macroprojeto internacional “Educação em biologia e construção da cidadania: uma perspectiva latino-americana”. Discutimos a evolução histórica e política da BNCC, destacando a influência de diferentes governos e grupos empresariais na sua formulação, bem como a importância das universidades participarem ativamente na construção de futuras propostas curriculares e de formação docente. Embora identifiquemos referências à cidadania na BNCC, destacamos o silêncio de perspectivas críticas em sua formulação, bem como a presença de significados e discursos hegemônicos que limitam a concepção de cidadania a um único modelo, excluindo e silenciando outras formas de cidadania presente na sociedade brasileira.