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Navegando por Autor "CASTRO, Roney Polato de"

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    Educação, relações de gênero e sexualidades: experiências de estudantes de pedagogia
    (2016) CASTRO, Roney Polato de
    O artigo apresenta parte das análises desenvolvidas em uma pesquisa de doutorado. O foco da pesquisa e a discussão do artigo são as experiências de formação docente inicial em uma disciplina do curso de Pedagogia que aborda as temáticas de relações de gênero e sexualidades. A pesquisa tomou como material de análise os diários de bordo que as estudantes produziram a partir da disciplina. Para este artigo foram selecionados excertos narrativos nos quais as estudantes apresentam questões que lhes instigam, seja no contato com as escolas, seja em suas famílias. Conclui-se que a disciplina em questão produz certos modos de as estudantes analisarem seu cotidiano, suas relações pessoais e os acontecimentos presenciados nas escolas, problematizando significados hegemônicos associados aos gêneros e sexualidades.
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    Em defesa da “educação sexual”: sentidos produzidos em vídeos do youtuber Felipe Neto
    (2023) SANTOS, Michele Priscila Gonçalves dos; CASTRO, Roney Polato de
    O artigo tem como objetivo apresentar parte das análises de uma pesquisa de mestrado em educação, com foco nos discursos de gênero e sexualidade que circulam por vídeos do youtuber Felipe Neto em seu canal no YouTube. Nos vídeos, selecionados a partir de mecanismos próprios de busca da plataforma, o influenciador aciona enunciados que remetem a diversas questões envolvendo gênero e sexualidade. As perspectivas teórico-metodológicas que conduziram a investigação alinham-se à análise do discurso de inspiração foucaultiana e às teorizações pós-estruturalistas. O artigo mobiliza argumentos a partir dos vídeos em que o youtuber assume determinados posicionamentos acerca do que ele chama de “educação sexual”. Nossas análises nos conduzem a problematizar as relações entre os vídeos e o contexto conservador contemporâneo, promovendo disputas enunciativas em torno da ideia de informar jovens sobre questões de sexualidade.
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    Em tempos de conservadorismo: pensar relações entre o “escola sem partido” e as questões de gênero e sexualidade nas escolas
    (2022) CASTRO, Roney Polato de; COURA, Ana Carolina Mercês
    O artigo, derivado de uma pesquisa de mestrado em Educação, tem como objetivo discutir enunciados que constituem, discursivamente, noções de gênero, sexualidade, escola e família, a partir das narrativas de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública e das ideias e recomendações presentes no site do movimento Escola sem partido (ESP). Apresentamos, em seguida, narrativas de jovens estudantes e discutimos suas ideias na relação com esse contexto contemporâneo de conservadorismo, representado pelas proposições do movimento. As narrativas foram construídas a partir de entrevistas narrativas e indicaram relações de descontinuidade entre os modos de agir e pensar das/os jovens e o contexto político-moral reacionário e conservador proposto pelo ESP
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    Problematizações de uma aluna adolescente, lésbica e negra: anúncios para pensar outras práticas pedagógicas e formas de conhecer
    (2015) FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney Polato de
    A partir da narrativa de uma aluna adolescente, lésbica e negra, o artigo problematiza as relações da escola com as homossexualidades, tendo em vista três aspectos: as homossexualidades como segredo que pode ser mantido em sigilo ou revelado na escola; as implicações da revelação desse segredo para alunas e alunos adolescentes na escola; e algumas das possibilidades de lidar com as demandas das alunas e alunos quando se trata das sexualidades, pensando no acolhimento às experiências e aos saberes construídos por essas alunas e alunos. Pensando na educação como processo de constituição de sujeitos, discutimos de que modos as relações construídas pelas alunas e alunos nos diversos espaços e tempos da escola podem nos dar pistas para anúncios de outras práticas pedagógicas e formas de conhecer. Assumimos, para nossas análises, a perspectiva pós-estruturalista, mais interessados no compartilhamento das problematizações e ênfase na constituição dos sujeitos como relacionada aos discursos.

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ISSN 1518-6385

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