Navegando por Autor "CASSIANI, Suzani"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiálogos sul e norte global e possibilidades democráticas nas educações em ciências: entrevista com o Prof. Dr. Ralph Levinson(2024) LEVINSON, Ralph; JANNING, Daniel Prim; CARVALHO, Fabiana Aparecida de; CAURIO, Michel Soares; CASSIANI, SuzaniNesta entrevista, o Professor Dr. Ralph Levinson (University College of London) aborda questões importantes de sua experiência como educador e formador de professores de ciências. Entre os temas abordados estão a definição de controvérsias sócio-científicas, o ensino baseado em pesquisa, negacionismo, democracia e questões do Norte-Sul global no currículo escolar e de formação docente.
- ItemDiscursos de cidadania na educação em Ciências e Biologia presentes e silenciados na BNCC: qual cidadania queremos na América Latina?(2024) JANNING, Daniel Prim; MORAVSKI, Barbara Vieira de Souza; CAURIO, Michel Soares; POLANCO-ZULETA, Mara Karidy; MARIN, Yonier Alexander Orozco; SOUZA, Janaina Alves de; CASSIANI, SuzaniNeste artigo analisamos os pressupostos para a formação cidadã que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui e seus impactos no Ensino de Ciências, em especial de Biologia. Esta análise de discurso enquadra-se na segunda fase do macroprojeto internacional “Educação em biologia e construção da cidadania: uma perspectiva latino-americana”. Discutimos a evolução histórica e política da BNCC, destacando a influência de diferentes governos e grupos empresariais na sua formulação, bem como a importância das universidades participarem ativamente na construção de futuras propostas curriculares e de formação docente. Embora identifiquemos referências à cidadania na BNCC, destacamos o silêncio de perspectivas críticas em sua formulação, bem como a presença de significados e discursos hegemônicos que limitam a concepção de cidadania a um único modelo, excluindo e silenciando outras formas de cidadania presente na sociedade brasileira.
- ItemPesquisas e práticas decoloniais e interculturais nas Educações em Ciências e Matemática: insurgências, esperanças e vozes acadêmicas plurais(2024) CARVALHO, Fabiana Aparecida de; MARÍN, Yonier Alexander Orozco; CASSIANI, SuzaniCom o “axé” das palavras, organizamos e editamos este número especial da Revista Vitruvian Cogitationes, cuja intenção é apresentar práticas e pesquisas que versam sobre decolonialidade nas Educações Científicas e Matemáticas.
- ItemUm olhar decolonial sobre o ensino do tema drogas(2024) SOUZA, Janaina Alves de; CASSIANI, SuzaniA abordagem convencional do tema das drogas nas escolas tende a se limitar às substâncias em si, negligenciando os importantes fatores histórico-sociais provenientes da colonialidade que permeia o assunto. Entre esses fatores estão o encarceramento em massa da população negra, o apagamento dos conhecimentos tradicionais (epistemicídio), a natureza subjetiva das políticas proibicionistas e a devastadora guerra às drogas. Diante desse cenário, os estudos decoloniais emergem como uma perspectiva crucial, buscando descolonizar estruturas de poder, conhecimentos e identidades, ao reconhecer e valorizar perspectivas e experiências historicamente marginalizadas e colonizadas. Partindo da indagação 'Como os estudos decoloniais podem contribuir para a Educação sobre drogas?', nosso objetivo é Realizar uma reflexão sobre como os estudos decoloniais podem contribuir nas discussões sobre o tema drogas na Educação em ciências. Para tal, articulamos o conceito de colonialidade, um panorama das políticas proibicionistas e referências que embasam uma Educação em Ciências decolonial.