Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CASSIANI, Suzani"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Diálogos sul e norte global e possibilidades democráticas nas educações em ciências: entrevista com o Prof. Dr. Ralph Levinson
    (2024) LEVINSON, Ralph; JANNING, Daniel Prim; CARVALHO, Fabiana Aparecida de; CAURIO, Michel Soares; CASSIANI, Suzani
    Nesta entrevista, o Professor Dr. Ralph Levinson (University College of London) aborda questões importantes de sua experiência como educador e formador de professores de ciências. Entre os temas abordados estão a definição de controvérsias sócio-cientí­ficas, o ensino baseado em pesquisa, negacionismo, democracia e questões do Norte-Sul global no currí­culo escolar e de formação docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Discursos de cidadania na educação em Ciências e Biologia presentes e silenciados na BNCC: qual cidadania queremos na América Latina?
    (2024) JANNING, Daniel Prim; MORAVSKI, Barbara Vieira de Souza; CAURIO, Michel Soares; POLANCO-ZULETA, Mara Karidy; MARIN, Yonier Alexander Orozco; SOUZA, Janaina Alves de; CASSIANI, Suzani
    Neste artigo analisamos os pressupostos para a formação cidadã que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui e seus impactos no Ensino de Ciências, em especial de Biologia. Esta análise de discurso enquadra-se na segunda fase do macroprojeto internacional “Educação em biologia e construção da cidadania: uma perspectiva latino-americana”. Discutimos a evolução histórica e política da BNCC, destacando a influência de diferentes governos e grupos empresariais na sua formulação, bem como a importância das universidades participarem ativamente na construção de futuras propostas curriculares e de formação docente. Embora identifiquemos referências à cidadania na BNCC, destacamos o silêncio de perspectivas críticas em sua formulação, bem como a presença de significados e discursos hegemônicos que limitam a concepção de cidadania a um único modelo, excluindo e silenciando outras formas de cidadania presente na sociedade brasileira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Pesquisas e práticas decoloniais e interculturais nas Educações em Ciências e Matemática: insurgências, esperanças e vozes acadêmicas plurais
    (2024) CARVALHO, Fabiana Aparecida de; MARÍN, Yonier Alexander Orozco; CASSIANI, Suzani
    Com o “axé” das palavras, organizamos e editamos este número especial da Revista Vitruvian Cogitationes, cuja intenção é apresentar práticas e pesquisas que versam sobre decolonialidade nas Educações Científicas e Matemáticas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Um olhar decolonial sobre o ensino do tema drogas
    (2024) SOUZA, Janaina Alves de; CASSIANI, Suzani
    A abordagem convencional do tema das drogas nas escolas tende a se limitar às substâncias em si, negligenciando os importantes fatores histórico-sociais provenientes da colonialidade que permeia o assunto. Entre esses fatores estão o encarceramento em massa da população negra, o apagamento dos conhecimentos tradicionais (epistemicí­dio), a natureza subjetiva das polí­ticas proibicionistas e a devastadora guerra às drogas. Diante desse cenário, os estudos decoloniais emergem como uma perspectiva crucial, buscando descolonizar estruturas de poder, conhecimentos e identidades, ao reconhecer e valorizar perspectivas e experiências historicamente marginalizadas e colonizadas. Partindo da indagação 'Como os estudos decoloniais podem contribuir para a Educação sobre drogas?', nosso objetivo é Realizar uma reflexão sobre como os estudos decoloniais podem contribuir nas discussões sobre o tema drogas na Educação em ciências. Para tal, articulamos o conceito de colonialidade, um panorama das polí­ticas proibicionistas e referências que embasam uma Educação em Ciências decolonial.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão