Navegando por Autor "CARVALHO, Rodrigo Saballa de"
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- ItemAfetos docentes e relações de cuidado na creche: narrativas de professoras em discussão(2019) CARVALHO, Rodrigo Saballa deO artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo foco analítico foi a problematização das concepções sobre afetos na docência no berçário. O mote de discussão da investigação foram os modos como as professoras significam as relações de afeto que permeiam as ações de cuidado desenvolvidas com as crianças. O campo teórico de fundamento da pesquisa foram os Estudos de Gênero, os Estudos da Pedagogia da Infância, assim como contribuições de pesquisas da antropologia e da sociologia que discutem a temática dos afetos. Metodologicamente, foi realizado um grupo focal com 20 professoras de bebês. Para tanto, foram propostos seis encontros, nos quais as professoras discutiram a temática do afeto e suas relações com a docência na Educação Infantil. A análise das narrativas docentes evidenciou a recorrência de duas concepções de afeto no exercício das ações de cuidado com os bebês: o afeto como imperativo; e o excesso de afeto como razão de desprestígio profissional. Embora o afeto seja entendido pelas professoras como um imperativo, é visto paralelamente como razão de desprestígio profissional quando demonstrado em excesso. Para as docentes, demonstrar afeto em excesso pelos bebês evidencia uma proximidade com a experiência materna, fato que gera a falta de reconhecimento profissional. Com base na pesquisa, concluiu-se que os significados dos afetos são construções culturais que demandam desnaturalização e reinvenção no âmbito da creche, tendo em vista a experimentação de modos próprios de exercício da docência.
- ItemOs manuais e a pedagogização da docência na educação infantil(2021) SILVA, Marcelo Oliveira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; LOPES, Amanda de OliveiraEste artigo tem como foco discutir as tecnologias de pedagogização da docência presentes no manual: Campos de experiências - efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil. Entende-se como pedagogização o conjunto de estratégias discursivas por meio das quais se busca decodificar, traduzir e ensinar para os professores de um modo acentuadamente prescritivo e "didático”. A metodologia utilizada é a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Os resultados indicam a necessidade de que continuem sendo problematizados os discursos presentes em manuais de formação, pois a docência deveria ser pensada para além de roteiros regulatórios, mas como espaço de criação e invenção.
- ItemPolíticas curriculares de educação infantil: um olhar para as interfaces entre gênero, sexualidade e escola(2016) CARVALHO, Rodrigo Saballa de; GUIZZO, Bianca SalazarExperiências que se vinculam a gênero e sexualidade são vivenciadas por crianças pequenas quando sobre elas já são constituídas expectativas com relação às suas identidades sexuais e de gênero. A partir das contribuições dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, de viés pós-estruturalista, o presente artigo tem como principais objetivos: 1) problematizar a forma como as questões de gênero e sexualidade são colocadas em políticas curriculares propostas para a Educação Infantil; 2) discutir o modo como professoras percebem o trabalho com essas questões na escola. Os resultados mostraram que, de algumas décadas para cá, tem havido a inserção das temáticas de gênero e sexualidade em políticas públicas e curriculares, mas ainda de modo incipiente. Além disso, apontaram para a necessidade de haver um maior investimento na formação de quem atua na Educação Infantil para que efetivamente haja a promoção de práticas educativas não discriminatórias.
- ItemPráticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil: sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso(2019) CARVALHO, Rodrigo Saballa deThe article is the result of a research whose objective was to problematize the practices of governing teachersconveyed by the historical-critical pedagogy discourse present in teacher education books of Early Childhood Education. The research’s evidencewas composed of a set of books that defend the teaching of emerging contents of knowledge areas for infants and young children, as well as present a critique of what they call the process of deschooling and fetishization of childhood. Methodologically, based on the contributions of the studies developed by Michel Foucault, among other authors linked to a post-structuralist perspective, weanalyzed how the books that constitute the investigative corpus, through the defense of a historical-critical pedagogy, regulate, organize and spreadmodes considered suitable for teaching in Early Childhood Education. Thus, based on the analyses, the formative architecture of the books was described, andthe discursive tactics present in the textswere problematized, whose purpose is the production of modes of being teachers, through the universalization of a model of reasoning based on the early schooling of children. In this sense, the analytical exercise of the governingpractices identified in the books made it possible to discussthe naturalization of the assertions that constitute the historical-critical pedagogy discourse, evidencing its effects of truth. Acceptingthe constitutive dimension of language and facing the challenge of questioning the effects of truth of the discourses that operate in governingteacher education isan ethical stand nowadays.