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Navegando por Autor "CARMOS, Stefani Alves do"

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    Relação fala e escrita: uma análise dos registros ortográficos em produções escritas do Ensino Fundamental
    (2021) CARMOS, Stefani Alves do; BUSSE, Sanimar
    Este artigo trata da relação entre a fala e a escrita em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental. A atividade escrita pode levar a inseguranças devido à complexa relação entre a fala e a representação gráfica de algumas palavras. Este estudo tem o objetivo de apresentar uma análise dos registros gráficos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental, a partir da descrição da natureza das ocorrências de escrita que infringem as regras ortográficas. Esta pesquisa insere-se na Sociolinguística Educacional, em que as reflexões partem dos estudos sobre variação linguística, escrita e ortografia realizados por Faraco (1994), Leal e Roazzi (2007), Morais (2007) (2009), Costa (2016), entre outros autores. Os dados analisados foram coletados em produções escritas desenvolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, visto que é nesse período que os estudantes têm os primeiros contatos com a ortografia da Língua Portuguesa. Observamos que os estudantes possuem dificuldades nas formas heterogêneas da língua, ou seja, no princípio de arbitrariedade que compõe a ortografia. Dessa forma, os dados reiteram que os índices de maior representatividade de desvios ortográficos são originários da influência da fala dos estudantes sobre a modalidade escrita, portanto, gerados devido à natureza fonético-fonológica.
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    Relação fala e escrita: uma análise dos registros ortográficos em produções escritas do Ensino Fundamental
    (2021) CARMOS, Stefani Alves do; BUSSE, Sanimar
    Este artigo trata da relação entre a fala e a escrita em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental. A atividade escrita pode levar a inseguranças devido à complexa relação entre a fala e a representação gráfica de algumas palavras. Este estudo tem o objetivo de apresentar uma análise dos registros gráficos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental, a partir da descrição da natureza das ocorrências de escrita que infringem as regras ortográficas. Esta pesquisa insere-se na Sociolinguística Educacional, em que as reflexões partem dos estudos sobre variação linguística, escrita e ortografia realizados por Faraco (1994), Leal e Roazzi (2007), Morais (2007) (2009), Costa (2016), entre outros autores. Os dados analisados foram coletados em produções escritas desenvolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, visto que é nesse período que os estudantes têm os primeiros contatos com a ortografia da Língua Portuguesa. Observamos que os estudantes possuem dificuldades nas formas heterogêneas da língua, ou seja, no princípio de arbitrariedade que compõe a ortografia. Dessa forma, os dados reiteram que os índices de maior representatividade de desvios ortográficos são originários da influência da fala dos estudantes sobre a modalidade escrita, portanto, gerados devido à natureza fonético-fonológica.

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