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Navegando por Autor "CAREGNATO, Célia Elizabete"

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    A educação superior na literatura acadêmica da América Latina: características de um campo multidisciplinar
    (2024) SANTIN, Dirce Maria; MIORANDO, Bernardo Sfredo; CAREGNATO, Célia Elizabete
    Introdução: A educação superior é um campo em desenvolvimento no mundo todo e na América Latina. Objetivo: Este artigo analisa o desenvolvimento do campo na região a partir da literatura acadêmica. Metodologia: Com um enfoque cienciométrico, baseado em dados de publicação, analisa o crescimento, o idioma, as revistas de publicação, a distribuição geográfica, temática e de citações, a cooperação e a colaboração internacional nos artigos latinoamericanos sobre educação superior com circulação regional e internacional. Resultados/Conclusão: Os resultados mostram um campo multidisciplinar, que crece e se desenvolve em torno de debates e investigações sobre educação superior e universidade em uma multiplicidade de temas e enfoques.
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    Domínios de ação de pesquisadores em Educação no Brasil Artigos
    (2022) CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; LEITE, Denise
    Este artigo propõe delimitar domínios de ação de pesquisadores como ferramentas para interpretar para quem a área da Educação produz conhecimento. Contextualiza a pesquisa em Educação no Brasil em suas condições institucionais e epistemológicas peculiares. Trabalha com conceitos sociológicos como campo científico, capitais científicos e autonomia do campo profissional para elucidar aspectos do contexto acadêmico brasileiro de produção do conhecimento em Educação. Associa a eles as noções de domínio e de interlocução com audiências para avançar na interpretação das contradições e heteronomias enfrentadas na área. Baseia-se na análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores brasileiros reconhecidos por sua representatividade acadêmica com bolsas de produtividade e com histórico de liderança na investigação científica. Interroga como relações com diferentes grupos sociais sustentam processos de produção e circulação do conhecimento. Para dar conta desse questionamento, caracteriza o subcampo acadêmico-científico da Educação a partir de capitais específicos, públicos da pesquisa, critérios de prestígio e relações políticas. Discute estratégias de interlocução como categorias instrumentais para interpretar fenômenos associados à legitimidade científica e política. Como resultado, encontra quatro domínios de ação na produção de conhecimento em Educação: científico-disciplinar|| pedagógico|| político-gestor|| e socioeducativo dialógico. Conclui que, ao atuar nos diferentes domínios, esses pesquisadores de referência ordenam de forma variada as prioridades conferidas ao rigor científico e à intervenção socioeducacional.
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    Participação de estudantes de escolas públicas estaduais de Porto Alegre no enem: uma análise de cluster
    (2021) SANTOS, Harlon Romariz Rabelo; BONA, Bárbara Donida de; FELIN, Lourenço Brito; CAREGNATO, Célia Elizabete
    Este artigo identifica características de escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Porto Alegre com o objetivo de entender variações e estratificações entre essas instituições que se relacionam com a taxa de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa investigação busca ampliar a compreensão sobre os fatores que se relacionam à desigualdade educacional brasileira. Foram analisados dados estruturais oferecidos pelo Censo Escolar do Inep. A taxa de participação no Enem 2018 foi elencada como variável dependente. Buscaram-se agrupamentos de escolas que se diferenciam entre si e como ocorre esta variação. Foi possível expor dois clusters que mostram que uma maior participação de estudantes no Enem por escola está relacionada a menor distorção idade-série, menor complexidade da gestão e maior índice socioeconômico.

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ISSN 1518-6385

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